Kast lança ultimato a imigrantes irregulares no Chile

Favorito ao segundo turno promete deportações, congelamento de bens e “tolerância zero” a partir dos primeiros 111 dias de governo
Por Chico Gomes | GNEWSUSA

José Antonio Kast, líder do Partido Republicano e apontado como favorito à presidência do Chile, divulgou um vídeo em que se dirige diretamente aos imigrantes em situação irregular. Do alto da fronteira com o Peru, o candidato afirmou que, caso eleito, dará 111 dias para que deixem o país voluntariamente.

Segundo ele, quem optar por permanecer de forma ilegal será preso, terá bens retidos e será deportado. Kast também alertou que pessoas que transportarem, hospedarem ou auxiliarem imigrantes irregulares serão alvo de sanções.

O discurso reforça sua linha de tolerância zero contra criminalidade e imigração descontrolada — temas centrais do eleitorado chileno, que associa o avanço da violência ao fluxo migratório.

Na disputa pelo segundo turno, Kast suavizou algumas falas, mas mantém firme o compromisso de restringir a entrada de estrangeiros, reaquecer a economia e reposicionar o Chile entre os países mais seguros da região.

Sua principal adversária, Jeannette Jara, representa a continuidade do governo Gabriel Boric, que enfrenta 63% de desaprovação, segundo o instituto Cadem. O Chile decide o novo presidente no dia 14 de dezembro.

LEIA TAMBÉM:

Jovem é encontrada morta em Cruzeiro nos Estados Unidos

Terapia com anticorpos monoclonais pode revolucionar tratamento da febre amarela

Mundo falha em proteger mulheres: 840 milhões já sofreram violência

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*