Apesar de recomendação para realizar artroscopia, camisa 10 do Santos considera atuar no sacrifício para ajudar o time a evitar o rebaixamento no Brasileirão
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
Na tarde desta quinta-feira (27), Neymar deu mais um passo decisivo para tentar voltar aos gramados do Campeonato Brasileiro. O camisa 10 do Santos realizou testes físicos durante o treino no CT Rei Pelé, depois de dias de incerteza em relação à sua condição.
Pela primeira vez na semana, Neymar participou de parte da atividade com os companheiros e passou por nova avaliação médica para verificar as condições de seu joelho esquerdo, que tem sido um sério obstáculo em sua temporada.
De acordo com informações do clube, Neymar sofre de um esgarçamento no menisco do joelho esquerdo. A lesão tem causado dores intensas durante a prática de exercícios e gera uma sensação de instabilidade, com o risco de agravamento em qualquer impacto mais forte. A preocupação da comissão técnica e do staff médico é grande, pois, além do desconforto físico, existe o temor de que a lesão se torne mais grave.
A recomendação dos médicos do Santos e do próprio staff de Neymar é clara: realizar uma artroscopia para tratar o problema, o que significaria uma pausa imediata e o fim de sua participação na temporada.
O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, confirmou a gravidade do quadro durante evento da CBF. No entanto, diante da situação delicada do Peixe na tabela do Brasileirão, Neymar ainda avalia a possibilidade de jogar no sacrifício.
O Santos, na zona de rebaixamento, precisa urgentemente de resultados positivos para evitar a queda para a Série B. A presença de Neymar no confronto contra o Sport, nesta sexta-feira, pela 36ª rodada, na Vila Belmiro, ainda é incerta. A estrela do futebol brasileiro se mostra disposta a ajudar o time, mesmo que isso implique em mais riscos para sua saúde.
Treino com proteção e cuidados constantes
Durante o treino, Neymar foi visto com uma proteção no joelho esquerdo e evitou qualquer tipo de contato mais intenso, tomando cuidados para não forçar a lesão. Ele se retirou antes do fim da atividade, enquanto os demais jogadores seguiram para a parte final do treino.
Após a sessão, o craque passou por uma nova avaliação médica e segue sendo monitorado constantemente. Exames diários vão ajudar a equipe técnica a definir se ele pode continuar jogando ou se precisará interromper sua participação para realizar a cirurgia.
O receio é que, caso Neymar adie a cirurgia, a lesão se agrave a ponto de exigir um procedimento mais complexo. Neste cenário, o tempo de recuperação seria maior, o que poderia prejudicar o início de 2026 e até a possibilidade de Neymar ser convocado para a seleção brasileira nas eliminatórias de março.
Exames e decisão pessoal
Na última quarta-feira (26), Neymar realizou exames médicos em São Paulo, e os resultados confirmaram que a lesão precisa de tratamento urgente para evitar complicações maiores.
Agora, a decisão sobre a realização da cirurgia será de Neymar e sua família. O craque terá que decidir o momento mais adequado para interromper a temporada e focar no tratamento, com a supervisão da comissão técnica do Santos.
Futuro incerto e desafios pela frente
O Santos ainda tem três confrontos decisivos no Campeonato Brasileiro: além do Sport, o time enfrentará o Juventude em Caxias do Sul e o Cruzeiro, na última rodada, em casa. A luta contra o rebaixamento exige coragem e determinação, e Neymar, mais uma vez, poderá ser o grande diferencial para o Peixe, que luta para se manter na elite do futebol brasileiro.
A presença de Neymar em campo, mesmo com a lesão, pode ser crucial para garantir a permanência do Santos na Série A. No entanto, sua saúde será o fator determinante para que ele possa contribuir efetivamente na reta final do campeonato. A torcida espera que, independentemente da decisão, o craque coloque o time em primeiro lugar.
Leia também:
Primeiro caso humano confirmado de H5N5 nos EUA; risco à população segue baixo
Flamengo embarca para Lima em clima de festa para a final da Libertadores

Faça um comentário