PF realiza operação contra organização criminosa que atua no contrabando de migrantes para os EUA

Buscas foram realizadas no âmbito da Operação Mustang, ação que integra uma iniciativa global da Interpol contra o contrabando de migrantes e tráfico de pessoas
Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Policiais federais fizeram uma série de buscas em diversas cidades brasileiras na manhã desta terça-feira (18), durante a Operação Mustang, ação que integra uma iniciativa global da Interpol contra o contrabando de migrantes e o tráfico de pessoas.

No decorrer da operação foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão no Espírito Santo, epicentro da ação, bem como em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Santa Catarina.

Outros três mandados foram cumpridos nos Estados Unidos, como resultado de uma cooperação da Polícia Federal com o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS). O órgão é responsável pela fiscalização de imigrantes no país norte-americano, através do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).

Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa atuou para que ao menos 154 viajantes brasileiros entrassem e permanecessem ilegalmente nos Estados Unidos, com o auxílio de intermediários conhecidos como “coiotes”.

O esquema também envolveu empresas e pessoas ligadas ao setor de viagens e turismo e operadores financeiros responsáveis pela realização de operações de câmbio irregulares.

Todos os investigados tiveram os passaportes apreendidos e estão proibidos de sair do Brasil enquanto o processo transcorre. Eles podem responder pelos crimes de organização criminosa e promoção de migração ilegal, cujas penas somadas podem passar de 18 anos de reclusão.

LEIA TAMBÉM:

Líder da maior gangue do Equador é preso na Espanha após fingir a própria morte

Empresa de secretário nacional do PT recebeu mais de R$ 11 milhões de intermediárias ligadas a fraudes no INSS

Lula amplia ajuda ao regime de Cuba enquanto brasileiros lutam para encher a mesa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*