A imigração é a principal preocupação do eleitor britânico, o que pressionou o governo para as alterações na política de asilo
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Após anunciar a maior reforma nas regras de imigração das últimas décadas, o Reino Unido divulgou dados sobre a imigração. As informações revelam que a diferença entre o número de pessoas que entram e saem do país atingiu recorde de 944 mil pessoas em 2023 e que quase um milhão de cidadãos do Reino Unido deixaram o país entre 2021 e 2024.
Este ano, desde janeiro, 39.292 pessoas chegaram ao Reino Unido em pequenas embarcações, número que supera os 36.816 de 2024. Pedidos de asilo cresceram 18% em 2024, enquanto houve uma redução de 13% em todo o conjunto da União Europeia (UE).
Os dados oficiais do governo ainda destacam que mais de 400 mil pedidos de asilo foram registrados no Reino Unido desde 2021, com uma grande elevação no comparativo com os 150 mil do período de 2011 a 2015.
Imigração é a principal preocupação dos britânicos
O tema da imigração é a principal preocupação do eleitor britânico, o que pressionou o governo para as alterações na política de asilo. Uma das principais mudanças diz respeito ao tempo de espera para o pedido de residência permanente dos refugiados, que sobe de 5 para 20 anos.
Outra modificação é no status dos refugiados, que deixa de ser definitivo. Assim, o governo do Reino Unido pode mandar o imigrante de volta ao seu país de origem se as condições de segurança forem favoráveis. Além disso, o auxílio social para quem entra com pedido de asilo será revogado. As medidas devem ser aprovadas pelo Parlamento para entrar em vigor.
LEIA TAMBÉM:
Semana Mundial de Conscientização sobre Resistência Antimicrobiana
Pedro sofre lesão muscular e está fora da final da Libertadores; retorno só em 2026

Faça um comentário