Celulares não atraem raios, mas uso em áreas abertas ou durante o carregamento exige atenção
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA
Quando tempestades atingem o dia a dia, é comum surgirem dúvidas, inseguranças e receios — e uma das perguntas mais frequentes é se usar o celular durante uma trovoada pode atrair raios.
O receio parte da ideia de que o smartphone funcionaria como um atrativo para descargas elétricas. No entanto, especialistas explicam que é possível utilizar o aparelho com segurança, desde que alguns cuidados básicos sejam observados.
Segundo o TechTudo, no Brasil as principais vítimas de raios são pessoas em áreas abertas, em regiões rurais e indivíduos que, dentro de casa, mantêm contato com objetos conectados à rede elétrica ou telefônica. Por isso, durante uma tempestade, não é recomendado mexer no celular enquanto ele está carregando. Ao ar livre, o cuidado deve ser redobrado, pois o risco está ligado ao ambiente — não ao aparelho em si.
É importante lembrar que raios são descargas atmosféricas comuns em regiões tropicais e geralmente associadas à chuva. Essas descargas tendem a atingir pontos mais altos do entorno, especialmente objetos metálicos.
O TechTudo reforça que celulares são pequenos demais para atrair raios. Elementos como árvores, postes, antenas e corpos d’água têm probabilidade muito maior de serem atingidos.
LEIA MAIS:

Faça um comentário