Avanços de Fortaleza, Vitória e Santos alteram o mapa da Série A, enquanto o Inter perde terreno, técnico e vantagem na reta final; projeções do Gato Mestre redesenham chances de permanência e de vaga na Libertadores
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
A 36ª rodada do Brasileirão mudou o cenário da briga contra o rebaixamento. As vitórias de Fortaleza, Vitória e Santos aumentaram significativamente as chances de permanência desses clubes, enquanto o Internacional vive seu pior momento na temporada e voltou à zona de rebaixamento.
O Fortaleza ampliou sua sequência invicta para oito jogos e viu suas chances de seguir na Série A saltarem de 10,38% para 29,71%. O Vitória também embalou: venceu pela segunda vez consecutiva, chegou a cinco jogos sem perder e deixou o Z-4, elevando sua probabilidade de permanência de 51,83% para 60,74%.
O Santos, por sua vez, conquistou a quarta partida seguida sem derrota e confirmou o rebaixamento do Juventude. A equipe alcançou 61% de chances de se manter na elite. Já o Internacional vive situação oposta. A goleada sofrida por 5 a 1 para o Vasco derrubou a equipe para o 17º lugar e reduziu seu potencial de permanência de 90,27% para 56,91%.
Com isso, perdeu também a vantagem no saldo de gols para o Santos, agora, -11 do Santos contra -12 do Inter. A crise culminou na demissão de Ramón Díaz e na chegada emergencial de Abel Braga.
De acordo com o Gato Mestre, 47 pontos garantem 100% de permanência na Série A. As probabilidades são calculadas a partir de modelos estatísticos que utilizam métricas de expectativa de gol (xG) e 10 mil simulações para cada jogo restante.
Na parte de cima da tabela, o G-7 já está definido, e a disputa agora gira em torno da oitava posição, que pode virar vaga na Libertadores caso Cruzeiro ou Fluminense conquistem a Copa do Brasil. O São Paulo lidera essa corrida, com 50,17% de chances de terminar em oitavo, seguido por Corinthians e Grêmio.
No topo, o Flamengo está próximo de confirmar o título brasileiro. Após conquistar a Libertadores, o time viu suas chances de ser campeão subir para 97,15%. O Palmeiras, único concorrente possível, tem apenas 2,85%. Os dois times entram em campo na quarta-feira, às 21h30.
As projeções do Gato Mestre utilizam dados de 4.915 jogos desde 2013 e levam em conta características de cada finalização, distância, ângulo, tipo de jogada, força do chute, valor de mercado dos elencos, idade dos jogadores e outros fatores. Tudo isso alimenta um modelo estatístico que simula milhares de cenários para prever o desfecho do campeonato.
Leia também:
Rio de Janeiro vai sediar primeiro jogo de College Football no Brasil em 2026
Polícia prende manifestantes que estavam tentando impedir batida de imigração em Nova York
Dia Mundial de Luta Contra a Aids é marcado por alertas sobre retrocessos e pedidos de ação política

Faça um comentário