ICE emite pedido de detenção contra imigrante ilegal acusado de tentativa de homicídio em trem na Carolina do Norte

O hondurenho Oscar Gerardo Solorzano-Garcia entrou três vezes de forma ilegal nos Estados Unidos

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Um pedido de prisão preventiva foi emitido pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) contra Oscar Gerardo Solorzano-Garcia, um imigrante ilegal de Honduras acusado de tentativa de homicídio em primeiro grau. Segundo as autoridades americanas, ele esfaqueou um homem com uma faca grande em um trem de metrô leve em Charlotte, na Carolina do Norte. A informação sobre o mandado de prisão foi divulgada pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) neste fim de semana.

“Este hediondo ataque a facadas, cometido por este imigrante ilegal reincidente, nunca deveria ter acontecido. O ICE emitiu um pedido de prisão preventiva para garantir que Oscar Gerardo Solorzano-Garcia não seja solto de volta nos bairros da Carolina do Norte. Infelizmente, não podemos garantir que o condado acatará o pedido, visto que eles têm um histórico de não cooperação com o ICE”, comentou a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem.

“Sob a presidência de Trump, o ICE está sendo mobilizado para garantir a segurança pública de todos os americanos. Não se enganem: não descansaremos até que todos os imigrantes ilegais criminosos e depravados sejam removidos de nossas comunidades”, complementou.

Histórico criminal

Solorzano-Garcia tem histórico criminal que inclui prisões anteriores por agressão agravada com arma letal, destruição de provas, uso de documento de identidade falso, resistência à prisão e condenações por entrada ilegal nos EUA e roubo.

Em 2018 ele recebeu uma ordem final de deportação de um juiz de imigração e foi deportado pelo governo Trump em 9 de março do mesmo ano. Contudo, foi detido novamente em 2021, ao cruzar a fronteira ilegalmente, e deportado pela segunda vez. Posteriormente, entrou pela terceira vez de forma ilegal nos EUA, em local e data desconhecidos.

Operação em Charlotte

O DHS anunciou em novembro que suas forças de segurança estão reforçando recursos para a Operação Charlotte´s Web, na Carolina do Norte. A ação tem como alvos imigrantes ilegais que vão para a Carolina do Norte acreditando que serão protegidos por políticos defensores de cidades-santuário para circular livremente pelas ruas americanas. O departamento afirma que quase 1.400 ordens de detenção de imigrantes ilegais não foram cumpridas pelas autoridades do Estado.

LEIA TAMBÉM:

O que o primeiro cocô do bebê pode revelar sobre a saúde futura

Uso de testosterona entre mulheres dispara sem respaldo clínico e acende alerta de especialistas

Barco com imigrantes naufraga na Grécia e 17 morrem

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*