México barra entrada de quase 20 mil estrangeiros em 2025, maioria de países da Copa de 2026

Colombianos lideram o número de negativas, enquanto governo da Colômbia denuncia maus-tratos e cobra explicações das autoridades mexicanas

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Ao longo de 2025, o Instituto Nacional de Migração (INM) negou a entrada no México a 19.992 estrangeiros. Desse total, cerca de 70% — aproximadamente 14.175 pessoas — eram oriundas de países que participarão ou ainda disputam vaga na Copa do Mundo da FIFA de 2026. Entre esses, os cidadãos colombianos foram os mais afetados pelas restrições.

O INM não detalhou oficialmente os motivos das recusas ocorridas em diferentes aeroportos do país. No entanto, de acordo com informações, no caso dos colombianos, as negativas estariam relacionadas a inconsistências na documentação apresentada. Conforme explica o veículo, antes do embarque, os viajantes precisam apresentar passaporte e, quando exigido, visto tanto à companhia aérea quanto às autoridades consulares.

Colômbia acusa México de maus-tratos

Em 2024, o número de estrangeiros impedidos de entrar no México chegou a 100.490, sendo metade deles cidadãos da Colômbia. A situação gerou protestos de mais de uma centena de pessoas afetadas e levou as autoridades mexicanas a adotarem medidas no início deste ano.

Em março, o governo do presidente Gustavo Petro solicitou oficialmente que o México investigasse 149 casos registrados em diferentes aeroportos. Além disso, foram encaminhadas pelo menos 57 notas diplomáticas ao Ministério das Relações Exteriores mexicano, nas quais a Colômbia acusa o país de supostos maus-tratos a seus cidadãos.

Já em julho, o diretor do INM, Sergio Salomón Céspedes, informou ter se reunido com o embaixador colombiano no México, Carlos Fernando García Manosalva, para discutir questões da agenda bilateral relacionadas ao trânsito de colombianos pelo território mexicano. No mês seguinte, Manosalva afirmou que houve avanços no diálogo.

Chegamos a acordos para que o controle migratório continue sendo exercido como parte da soberania mexicana, mas para que os colombianos possam viajar com maior segurança de que serão admitidos”, declarou.

Detenções de imigrantes em situação irregular

O INM também informou que, em 2025, deteve e abriu processos migratórios contra 37.483 pessoas provenientes de países participantes da Copa do Mundo que não conseguiram comprovar sua situação legal no México. Esse número corresponde a 26% dos estrangeiros nessa condição.

Dados da Unidade de Política Migratória indicam ainda que as detenções de pessoas sem autorização legal reduziram o fluxo migratório em 86,5%. Entre 1º de janeiro e 30 de setembro deste ano, 135.224 pessoas foram detidas ao entrar ou durante o trânsito pelo território mexicano.

LEIA TAMBÉM:

Brasil inicia liberação de mosquitos estéreis em território indígena para conter dengue e outras arboviroses

Mulher é esfaqueada enquanto trocava fralda da filha em loja de Nova York

Liberdade de expressão sofre queda histórica e acende alerta global

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*