Peru aposta em imigração automatizada e estabelece novo padrão na América Latina

Com tecnologia de ponta no novo terminal do Aeroporto Internacional Jorge Chávez, país moderniza o controle de fronteiras, reduz filas e melhora a experiência dos viajantes

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Em um cenário de crescimento acelerado no volume de passageiros e de maior pressão sobre as fronteiras, o Peru dá um passo ousado rumo à modernização. Com o lançamento de um sistema de imigração totalmente automatizado no novo terminal do Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, o país passa a estabelecer um novo padrão de travessia de fronteiras na América Latina, segundo a SITA, empresa global fornecedora de tecnologia para o setor aéreo.

Desenvolvida em parceria com a SITA, a solução combina tecnologia avançada, fluxos de trabalho mais inteligentes e métodos tradicionais de controle migratório. O resultado é um sistema que reforça a segurança, aumenta a eficiência operacional e oferece aos passageiros uma experiência mais rápida, fluida e tranquila.

O que muda para quem viaja

O projeto contempla a instalação de 19 portões eletrônicos automatizados (ABC Gates), 21 quiosques de autoatendimento, consoles de gerenciamento, um novo aplicativo móvel para declarações pré-viagem e um sistema integrado de supervisão e monitoramento.

Com o aplicativo, os viajantes poderão preencher suas declarações antes de chegar ao aeroporto, reduzindo o tempo de espera em até 50%. Além de agilizar o fluxo de passageiros, o sistema fortalece a segurança nacional ao garantir a aplicação uniforme das políticas migratórias e melhorar a identificação de riscos potenciais, sempre em conformidade com os padrões da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).

A automação também permite que agentes de imigração deixem tarefas repetitivas para focar em casos mais complexos, otimizando recursos, especialmente nos períodos de maior movimento.

Transformação digital e liderança regional

Para Armando Benjamín García Chunga, Superintendente Nacional de Migrações do Peru, a iniciativa representa um marco na transformação digital do Estado:

A implementação desta moderna infraestrutura de controle de imigração representa um avanço histórico. Graças à parceria com a SITA, oferecemos aos viajantes uma experiência mais ágil, segura e eficiente, alinhada aos mais altos padrões internacionais, ao mesmo tempo em que reforçamos nosso compromisso com uma gestão moderna e centrada no cidadão.”

Cooperação para o futuro das fronteiras

Desde a assinatura do contrato, em agosto de 2024, a SITA tem atuado em estreita colaboração com a Migraciones, a Lima Airport Partners (LAP), a ICAO e outros parceiros estratégicos para integrar múltiplos sistemas em um ambiente técnico complexo.

O resultado é uma solução escalável e preparada para o futuro, capaz de incorporar inovações como as Credenciais Digitais de Viagem (DTCs). Inicialmente disponível para passageiros peruanos, a tecnologia será gradualmente expandida para todos os usuários do aeroporto.

Segundo Pedro Alves, vice-presidente sênior de Fronteiras da SITA, o projeto vai além de uma simples atualização tecnológica:

Trata-se de uma reformulação completa de como o controle de fronteiras pode funcionar. O Peru está mostrando como a inovação pode responder ao crescimento do tráfego aéreo sem abrir mão da segurança e da qualidade da experiência do passageiro.

Com o setor de viagens em plena expansão na América Latina, o investimento peruano posiciona o país como referência regional em inovação, abrindo caminho para fronteiras mais inteligentes, seguras e conectadas em toda a região.

LEIA TAMBÉM:

Operação nacional do ICE resulta em mais de 1.000 prisões de imigrantes ilegais

Anvisa manda retirar do mercado alimento com ingrediente não autorizado no Brasil

Gastos elevados colocam Lula no caminho do maior rombo fiscal desde o Plano Real

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*