Durante a operação, 15 pessoas foram presas com base na Lei Orgânica de Imigração do país
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Dezenas de imigrantes que estavam vivendo em uma antiga escola de ensino médio perto de Barcelona, foram despejados pela polícia da Espanha nesta quarta-feira (17). A ação foi realizada diante de protestos de cidadãos locais, alertando para a vulnerabilidade dessas pessoas com a chegada do inverno, em meio à crise habitacional no país.
Os policiais cumpriram uma ordem judicial de reintegração de posse e se dirigiram à antiga escola B9 em Badalona, uma cidade de 230 mil habitantes localizada na região metropolitana de Barcelona. Apesar de alguns momentos de tensão, o despejo aconteceu de forma pacífica.
Muitos dos moradores do local são imigrantes e saíram da escola carregando pertences em carrinhos e malas. A polícia identificou 181 pessoas durante a operação, mas cerca de 400 pessoas já chegaram a morar na escola.
Segundo autoridades policiais da Espanha, a unidade escolar desativada foi dividida em sub-habitações precárias, mobiliadas com móveis quebrados e barracões no pátio. Muitas dessas pessoas decidiram deixar o local espontaneamente, diante de uma iminente ação de despejo.
A Delegacia do Governo da Catalunha informou que 15 pessoas foram presas durante a ação, “com base na Lei Orgânica de Imigração”.
LEIA TAMBÉM:
Dembélé é eleito melhor jogador do mundo e conquista o The Best 2025
CBF antecipa horário da final da Copa do Brasil entre Vasco e Corinthians
Primeira Turma do STF condena Filipe Martins a 21 anos e 6 meses

Faça um comentário