Tite é anunciado como novo técnico do Cruzeiro

Ex-treinador da Seleção Brasileira desembarca em Belo Horizonte, fecha acordo com a diretoria e assume o lugar de Leonardo Jardim no comando da Raposa
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

O Cruzeiro definiu rapidamente o substituto de Leonardo Jardim e anunciou, nesta terça-feira (16), a contratação de Tite para comandar a equipe.

Ex-treinador da Seleção Brasileira, o técnico de 64 anos desembarcou em Belo Horizonte pela manhã para acertar os últimos detalhes e firmar contrato válido até o fim de 2026.

A decisão foi selada após reunião entre a diretoria celeste e os representantes do treinador. Os termos do acordo já haviam sido alinhados em encontro realizado no Rio de Janeiro.

Tite chegou à capital mineira em um jatinho de Pedro Lourenço, empresário e dono da SAF do Cruzeiro, e deve ser apresentado oficialmente ainda nesta terça.

O clube estreia no Campeonato Mineiro no dia 10 de janeiro, contra o Pouso Alegre, no Mineirão. Já no Brasileirão, a Raposa inicia a campanha diante do Botafogo, no Rio de Janeiro, no fim do próximo mês.

Tite assume o cargo deixado por Leonardo Jardim, que se despediu do clube na segunda-feira e anunciou uma pausa na carreira para preservar a saúde física e mental.

Contratado em fevereiro, o treinador português conduziu o Cruzeiro à semifinal da Copa do Brasil e terminou a Série A na terceira colocação, garantindo vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2026. Ao todo, foram 55 partidas, com 26 vitórias, 18 empates e 11 derrotas.

Sem trabalhar desde setembro de 2024, quando deixou o Flamengo, Tite chegou a acertar verbalmente com o Corinthians em abril deste ano, mas desistiu de assumir o cargo após enfrentar uma crise de ansiedade. Recentemente, afirmou estar pronto para retomar a carreira.

Esta será a segunda experiência de Tite no futebol mineiro. Em 2005, ele comandou o Atlético-MG no Campeonato Brasileiro.

Ídolo do Corinthians, viveu no clube paulista o período mais vitorioso da carreira, com dois títulos do Brasileirão (2011 e 2015), a Libertadores e o Mundial de Clubes de 2012, além de conquistas estaduais e continentais.

Pela Seleção Brasileira, disputou duas Copas do Mundo, caindo nas quartas de final em ambas.

Agora, o desafio do treinador é dar sequência ao bom momento do Cruzeiro e liderar a equipe nas disputas do Campeonato Mineiro, do Brasileirão e da Libertadores em 2026.

Leia também:

PSG é condenado a pagar R$ 390 milhões a Mbappé

PF investiga desembargador por suspeita de vazamento que teria beneficiado facção criminosa

México barra entrada de quase 20 mil estrangeiros em 2025, maioria de países da Copa de 2026

Foto: Reprodução.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*