Clube já encaminhou três desligamentos, avalia empréstimos e negociações e busca reduzir a folha para renovar o banco de reservas
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
O Vasco iniciou o planejamento para a temporada de 2026 com a definição de saídas e a montagem de uma lista de jogadores negociáveis.
A diretoria trabalha para reduzir a folha salarial, renovar o banco de reservas e abrir espaço no elenco para novas contratações após um ano marcado por carência de opções em algumas posições.
Após rescindir contrato com Jean David, o clube já encaminhou as saídas de Paulinho e Mauricio Lemos. Os vínculos dos dois se encerram no dia 31 de dezembro, e ambos não estão nos planos da comissão técnica para a próxima temporada.
No caso de Lemos, a relação com o clube se desgastou ao longo de 2025 por questões físicas, técnicas e de comportamento, o que levou à decisão de não renovação. O zagueiro, inclusive, ficou fora da final da Copa do Brasil.
Além dos três nomes com saída definida, o Vasco autorizou negociações envolvendo outros jogadores. Oliveira está perto de acertar com o Ceará e deve deixar São Januário nas próximas semanas. Já David chegou a conversar com o Vitória, mas as tratativas não avançaram, e o clube avalia novas possibilidades de mercado para o atacante.
A direção também sinalizou que aceita negociar os argentinos Sforza e Garré, que não fazem parte do planejamento para 2026. Ambos têm contrato, mas o Vasco busca obter retorno financeiro com as saídas. Os dois já despertaram interesse de clubes do exterior.
O setor de lateral esquerda é outro que pode passar por mudanças. Victor Luís, com pouco espaço em 2025, tem futuro indefinido no clube. Riquelme, por sua vez, está fora dos planos desde o meio do ano, e a diretoria tenta viabilizar sua saída.
Jogadores oriundos da base ou que retornam de empréstimo também serão avaliados. Lyncon, que voltou do Volta Redonda, deve ser novamente emprestado. Estrella, em fase final de recuperação de lesão, receberá oportunidades no início do Campeonato Carioca, mas pode ser negociado caso não corresponda. O clube considera positivos empréstimos anteriores de atletas como JP e Barros e mantém a estratégia em análise.
Outros nomes do elenco seguem sob observação. O volante Hugo Moura perdeu espaço na reta final de 2025 e pode ser negociado, dependendo das oportunidades de reposição no mercado. Já Matheus França, emprestado pelo Crystal Palace, será reavaliado no início da temporada. Caso não apresente evolução, o encerramento antecipado do empréstimo não está descartado.
Atletas em transição da base ou que retornam de empréstimo, como o suíço Maxime Domínguez, também passarão por avaliação da comissão técnica e podem ganhar espaço no Campeonato Carioca.
Com o início do Brasileirão logo no começo do ano e orçamento limitado, o Vasco sabe que a reformulação do elenco será gradual. A ampliação do limite de partidas permitido antes de uma transferência, definida pela CBF, também abre a possibilidade de que novas saídas ocorram além do mês de janeiro.
Leia também:
Homem é preso nos EUA por rastrear ex-namorada com AirTags escondidas em carro
Jovem é presa suspeita de atropelar e matar namorado e amiga na zona sul de São Paulo
Casos recentes expõem falhas estruturais no enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil

Faça um comentário