Matheus Silveira foi detido pelo ICE no dia 24 de novembro, durante uma entrevista para obtenção de residência permanente
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Há dois meses o brasileiro Matheus Silveira, de 30 anos, se encontra preso pelas autoridades federais nos Estados Unidos. Ele foi detido pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) no dia 24 de novembro, durante uma entrevista para obtenção de residência permanente.
No momento da prisão, que aconteceu em um escritório do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) em San Diego, Califórnia, o brasileiro estava acompanhado da esposa Hannah Silveira. A americana é veterana do Exército, onde serviu como paramédica.
Hannah relatou em entrevista à imprensa que o marido estava passando pela última etapa para a aprovação da residência permanente e, mesmo com o pedido já aprovado, foi chamado por uma agente do ICE sob a alegação de que “pessoas no corredor” aguardavam pelo casal.
A mulher narra que nesse momento quatro agentes federais invadiram o escritório e prenderam Matheus, afirmando que existia um mandado de prisão contra ele, por ter permanecido no país após o fim do prazo de validade de seu visto.
Sob custódia do ICE no Centro de Detenção de Otay Mesa, em San Diego, o brasileiro ganhou o direito de sair voluntariamente dos EUA, ao invés da deportação. O acordo impede que ele retorne aos Estados Unidos por 10 anos.
Matheus e Hannah, que se casaram em agosto de 2024, e moravam em San Diego, planejam recomeçar a vida no Rio de Janeiro, após Matheus ser liberado pelo ICE. Ele já estava estudando no Brasil para ser piloto do setor aérea, mas americana precisará encontrar uma nova profissão, já que a dela não é reconhecida no país.
LEIA TAMBÉM:
Lula anuncia isenção de visto a chineses para viagens de curta duração
PF apura aplicações de alto risco do fundo previdenciário do RJ no Banco Master

Faça um comentário