Crescimento populacional dos EUA desacelera em 2025 com queda na imigração

Dados do Censo apontam menor ritmo de expansão desde 2021, influenciado pela redução da migração internacional e estabilidade nas taxas de natalidade e mortalidade

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

O crescimento da população dos Estados Unidos apresentou desaceleração significativa em 2025, segundo dados divulgados pelo Censo norte-americano na terça-feira (27). No período encerrado em 1º de julho de 2025, a população aumentou em 1,8 milhão de pessoas — alta de 0,5% — alcançando cerca de 342 milhões de habitantes.

Trata-se do menor ritmo de crescimento populacional registrado desde 2021, refletindo principalmente a redução da migração internacional líquida, além do aumento do número de pessoas que deixaram o país ao longo do ano.

De acordo com o levantamento, nascimentos e mortes permaneceram relativamente estáveis em relação ao ano anterior, o que reforça o impacto direto da diminuição da imigração sobre o crescimento demográfico. “A queda acentuada da migração internacional líquida é o principal fator por trás da desaceleração observada”, afirmou Christine Hartley, chefe-adjunta da divisão de Estimativas e Projeções do Censo.

A estimativa é que a migração internacional líquida tenha caído para 1,3 milhão em 2025, após atingir 2,7 milhões em 2024. As projeções indicam uma nova desaceleração para cerca de 321 mil pessoas neste ano, caso as tendências recentes sejam mantidas.

Todas as regiões dos Estados Unidos registraram redução no ritmo de crescimento populacional. A Carolina do Sul liderou a expansão entre os estados, impulsionada pela migração interna, seguida por Idaho e Carolina do Norte. Em contrapartida, cinco estados — entre eles Califórnia, Havaí e Novo México — apresentaram queda no número de habitantes.

LEIA TAMBÉM:

Prefeito de Minneapolis anuncia saída gradual de agentes do ICE após conversa com Trump

Doenças Tropicais Negligenciadas deixam de ser problema local e entram no radar global da saúde pública

Operação conjunta prende mais de 650 imigrantes ilegais na Virgínia Ocidental

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*