Projeto iniciado em colégio de São José dos Campos conquista título nacional e representará o país em competição durante a semana do Pro Bowl, nos Estados Unidos
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
O flag football, versão adaptada do futebol americano impulsionada pela NFL e recentemente incluída no programa olímpico, vive um momento de crescimento no Brasil. A modalidade terá mais uma vez um representante brasileiro em competição internacional: o Instituto Alpha Lumen/Tribais CT, de São José dos Campos, que disputará o Campeonato Internacional da NFL Flag entre os dias 1º e 3 de fevereiro, em Oakland, nos Estados Unidos, durante a semana do Pro Bowl.
Campeã do Torneio Nacional da NFL Flag na categoria sub-12 mista, em dezembro, a equipe brasileira enfrentará adversários de outros 13 países em um evento preparatório para o Super Bowl LX, marcado para o dia 8 de fevereiro. Será o terceiro ano consecutivo com participação do Brasil no torneio internacional da modalidade.
Formada majoritariamente por crianças de até 12 anos, a delegação brasileira reúne 13 integrantes que tiveram o primeiro contato com o flag football no ambiente escolar. O projeto nasceu em 2023, a partir de uma iniciativa pedagógica dos professores de Educação Física Luan Souza e Igor Ribeiro, que apresentaram a modalidade a alunos de um colégio de São José dos Campos.
O rápido interesse dos estudantes levou à criação do Tribais CT, centro de treinamento que hoje abriga um projeto social voltado à formação esportiva de crianças e adolescentes. Atualmente, o núcleo principal atende cerca de 50 jovens entre 8 e 16 anos, número que chega a quase 200 considerando polos em outras cidades do interior paulista.
Modalidade sem contato físico intenso, o flag football é jogado em campo reduzido e tem como principal característica a retirada de bandeiras presas à cintura do adversário para encerrar a jogada. O esporte fará sua estreia olímpica nos Jogos de Los Angeles 2028, fator que tem contribuído para a expansão global e o aumento do interesse no Brasil.
A evolução do Tribais CT também está ligada à NFL Flag, programa oficial da liga norte-americana voltado à difusão da modalidade entre jovens de 4 a 17 anos. Presente em 15 países, a iniciativa oferece torneios, capacitação técnica e apoio ao desenvolvimento de projetos de base.
Com poucos meses de existência, o clube paulista acumulou resultados expressivos, incluindo títulos nacionais em diferentes categorias e o vice-campeonato sub-12 logo na primeira participação em torneios oficiais. Agora, no cenário internacional, a equipe integra o grupo C do Campeonato Internacional da NFL Flag, ao lado de times do México e da França.
Para atletas como João Morais, de 11 anos, a experiência representa a realização de um sonho e a possibilidade de vislumbrar um futuro no esporte. Já para os idealizadores do projeto, a meta é consolidar uma estrutura de formação contínua, da base ao adulto, capaz de sustentar o crescimento do flag football no país.
A expectativa em torno do torneio internacional e da estreia olímpica reforça o momento de expansão da modalidade, que já soma milhões de praticantes ao redor do mundo e começa a ganhar espaço definitivo no cenário esportivo brasileiro.
Leia também:
Proteína da cana-de-açúcar mostra potencial para preservar dentes após radioterapia

Faça um comentário