Natural da Venezuela, ele tem histórico de prisão por agressão e não possuía autorização para trabalhar no país
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) prenderam o imigrante ilegal venezuelano Rafael Andres Rubio Bahorquez, que estava trabalhando no Conselho Municipal de Nova York. Ele tem histórico de prisão por agressão e não possuía autorização para trabalhar no país. A informação foi divulgada pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) nesta terça-feira (13).
De acordo com as informações publicadas pelo DHS, Rubio entrou nos Estados Unidos em 2017 com um visto do tipo B2, concedido para viagens de turismo, lazer, visitas a familiares e amigos ou tratamento médico. O venezuelano deveria ter deixado o país em outubro de 2017, mas permaneceu, sem direito de estar legalmente nos EUA.
“É chocante que um imigrante ilegal com antecedentes criminais e sem autorização para trabalhar nos EUA seja empregado pelo Conselho Municipal de Nova York. Isso eleva o conceito de cidade-santuário a um nível completamente novo”, comentou a secretária adjunta do DHS, Tricia McLaughlin.
“Esse imigrante ilegal com antecedentes criminais não tem permissão para estar nos EUA e já foi preso por agressão. Sob o governo do Presidente Trump e da Secretária Noem, os Estados Unidos deixaram de ser um refúgio seguro para criminosos.”
Outros casos
Não é a primeira vez que o ICE prende imigrante ilegal trabalhando para o governo nos EUA. Em outubro do ano passada as autoridades de imigração prenderam Radule Bojovic, um imigrante ilegal de Montenegro que trabalhava como policial juramentado no Departamento de Polícia de Hanover Park, no estado de Illinois. Ele foi preso durante uma ação direcionada no âmbito da Operação Midway Blitz, com foco na cidade de Chicago.
Antes, em setembro, o ICE prendeu Ian Andre Roberts, um imigrante ilegal da Guiana em posse de uma pistola carregada, US$ 3 mil em dinheiro e uma faca de caça. No momento da prisão, Roberts atuava como superintendente das escolas públicas de Des Moines, em Iowa, apesar de já responder por porte ilegal de arma desde 5 de fevereiro de 2020. Contra ele havia uma ordem de deportação datada de maio de 2024.
LEIA TAMBÉM:
ICE prende imigrante ilegal que estava atuando como policial no subúrbio de Chicago
Cunhado de Daniel Vorcaro é detido pela PF ao tentar embarcar para Dubai
ICE prende imigrante ilegal que atuava como superintendente de escolas públicas em Iowa

Faça um comentário