Imigrante ilegal sob custódia do ICE morre em hospital na Califórnia

O hondurenho Luis Beltran Yanez-Cruz morreu no Hospital Memorial John F. Kennedy após sentir dores no peito

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Na última terça-feira (6), o imigrante ilegal hondurenho Luis Beltran Yanez-Cruz, que estava sob custódia do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE), faleceu no Hospital Memorial John F. Kennedy, em Indio, Califórnia, em decorrência de problemas cardíacos. A informação foi divulgada pela agência federal nesta sexta-feira (9).

Yanez sentiu dores no peito no dia 4 de janeiro e foi transferido por funcionários do Centro de Detenção Regional Imperial, em Calexico, para uma unidade médica. A princípio ele foi levado para o Centro Médico Regional de El Centro, sendo transferido posteriormente de helicóptero para o Hospital Memorial John F. Kennedy, onde recebeu cuidados intensivos, mas não sobreviveu.

Entrada ilegal nos Estados Unidos

Yanez entrou nos Estados Unidos sem inspeção, admissão ou liberdade condicional concedida por um agente da imigração. Ele foi preso pela Patrulha de Fronteira em junho de 1993, perto de Eagle Pass, Texas, por entrada ilegal. Deportado, reentrou ilegalmente no país e apresentou vários pedidos de proteção temporária entre os anos de 1999 e 2012, mas todos foram negados.

No dia 16 de novembro de 2025, o ICE abordou e prendeu o imigrante natural de Honduras durante uma operação de fiscalização direcionada em Newark, Nova Jersey. Os agentes o notificaram para comparecer em juízo e o transferiram para custódia do ICE. No momento de sua morte, Yanez aguardava o processo de deportação.

Notificações

Cumprindo as diretrizes de sua política interna, o ICE comunicou a morte do hondurenho ao Escritório de Responsabilidade Profissional do Departamento de Segurança Interna dos EUA, por meio do Centro Conjunto de Receptação. A agência também notificou o Consulado de Honduras em Los Angeles.

Sempre que um imigrante sob sua custódia morre, o ICE notifica oficialmente o Congresso, organizações não governamentais e a mídia, além de publicar comunicados de imprensa em seu site oficial com detalhes relevantes. Essas medidas são determinadas por lei aprovada pelo Congresso.

LEIA TAMBÉM:

Cuide do penteado e da saúde: Anvisa alerta para riscos no uso de pomadas e pastas modeladoras

Republicanos propõem moratória migratória de 10 anos nos Estados Unidos

🗞📰 GNews USA – Edição 153: As Principais Notícias da Semana

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*