LeBron James vive momento decisivo na carreira e mantém futuro em aberto na NBA

Foto: Reprodução.
Após noite simbólica em Cleveland, astro evita falar em aposentadoria enquanto cenário esportivo e financeiro influencia próximos passos
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

LeBron James vive um momento de indefinição sobre o futuro na NBA. Aos 41 anos, o astro ainda não confirmou se disputará a próxima temporada, que seria a 24ª de sua carreira e evitou cravar uma aposentadoria após a partida contra o Cleveland Cavaliers, na última quarta-feira (28), ao afirmar que aquela “bem poderia ter sido” sua última aparição na cidade.

Antes do confronto, revelou que os Cavaliers estariam abertos a um possível retorno do ídolo, caso ele demonstrasse interesse. A possibilidade ganhou ainda mais simbolismo com a homenagem prestada pela franquia a LeBron na Rocket Arena, em Cleveland.

Enquanto isso, o cenário em Los Angeles indica uma mudança de prioridades. O Lakers trabalha para estruturar o elenco em torno de Luka Dončić, movimento que se fortaleceu no último verão, quando Rich Paul, agente de LeBron, declarou em entrevista recente, que monitorava os passos da franquia, destacando o desejo do jogador de seguir competitivo na busca por títulos. A fala reforçou a percepção de que James já não ocupa o centro do projeto esportivo da equipe.

A situação financeira também pesa no planejamento dos Lakers. Austin Reaves pode rescindir o contrato atual e se tornar elegível a um novo acordo de até 241 milhões de dólares por cinco anos. Caso isso ocorra, a franquia teria dois atletas com salários próximos a 100 milhões de dólares anuais, além de poucos contratos garantidos, o que dificultaria a montagem do elenco pelo gerente-geral Rob Pelinka.

Em Cleveland, o retorno de LeBron também encontra obstáculos. A franquia tem compromissos elevados para a temporada 2026/27, com Evan Mobley, Donovan Mitchell e Darius Garland recebendo salários acima de 40 milhões de dólares, além dos valores expressivos destinados a Jarrett Allen e De’Andre Hunter.

A última vez que LeBron aceitou um contrato abaixo do máximo foi em 2010, quando abriu mão de parte do salário para formar o Big Three do Miami Heat. Hoje, já distante do auge físico, o camisa 23 tem sido criticado pela queda no rendimento defensivo, fator que pode impactar seu valor de mercado.

Mesmo assim, segue produtivo ofensivamente. Na atual temporada, registra médias de 22,0 pontos, 6,7 assistências e 5,9 rebotes, com 50,2% de aproveitamento nos arremessos em 29 jogos como titular pelos Lakers.

Caso aceite um papel reduzido, LeBron James ainda pode ser uma peça decisiva para equipes que almejam disputar o título. A decisão, porém, permanece em aberto, assim como o futuro de um dos maiores nomes da história da NBA.

Leia também:

Trump anuncia Kevin Warsh como novo presidente do Federal Reserve

Lutador de MMA é condenado à prisão perpétua por deixar filha de 5 anos morrer de fome nos EUA

Frio extremo nos EUA causa tragédia: três irmãos morrem após cair em lago congelado no Texas

Foto: Reprodução.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*