A medida foi anunciada após o presidente brasileiro conversar com o líder chinês, Xi Jinping, por ligação telefônica
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Depois de conversar por telefone com o presidente da China, Xi Jinping, o presidente Lula anunciou que o governo brasileiro dará isenção de vistos aos chineses que desejarem viajar ao Brasil.
Lula informou que a dispensa é válida “para alguns vistos de curta duração” a pessoas da China que queiram ingressar no país, indicando que a medida foi adotada após ele conversar ontem à noite com Xi Jinping.
Segundo o petista, a providência segue o critério da reciprocidade, já que em 2025 o governo chinês retirou a obrigatoriedade do visto para brasileiros em viagens de negócios, turismo, visita familiar, trânsito e intercâmbio. A medida do governo chinês valeria até junho, mas foi ampliada até 31 de dezembro de 2026.
Diálogo
O presidente brasileiro disse que conversou com o chinês sobre relações bilaterais entre os dois países e o cenário internacional. Conforme nota divulgada pelo Palácio do Planalto, a ligação durou cerca de 45 minutos.
Lula e Xi se comprometeram a fortalecer a Organização das Nações Unidas (ONU), considerando que os dois países detêm “papel central na defesa do multilateralismo, do direito internacional e do livre comércio”, comunicou o Planalto.
O Brasil defende que é preciso manter o protagonismo da ONU, em meio à “situação internacional turbulenta”.
LEIA TAMBÉM:
PF apura aplicações de alto risco do fundo previdenciário do RJ no Banco Master
Patriots e Broncos se reencontram na final da AFC
Protesto em frente ao Banco Master cobra afastamento de Toffoli e delação de Vorcaro em São Paulo

Faça um comentário