O processo pede que um tribunal federal no Estado declare o aumento inconstitucional e ilegal
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Minnesota ingressou na Justiça contra o governo dos Estados Unidos, com objetivo de bloquear um possível aumento de agentes federais da imigração no Estado. O processo pede que um tribunal federal no Estado declare o aumento inconstitucional e ilegal, além de impedir que os agentes do ICE prendam cidadãos norte-americanos e portadores de visto, sem provas de que tenham cometido um crime.
Nos autos são citadas diversas autoridades de imigração dos Estados Unidos, como a secretária de Segurança Interna (DHS), Kristi Noem. O litígio ocorre após a morte de uma cidadã americana baleada por agentes federais em Minneapolis.
Aumento da fiscalização
O governo dos EUA anunciou no último domingo (11) que centenas de agentes das forças federais serão mobilizados na maior cidade de Minnesota. “Haverá centenas [de agentes] adicionais para que nossos agentes do ICE e da Patrulha de Fronteira em Minneapolis possam fazer seu trabalho de forma segura”, disse Noem em entrevista a uma emissora de TV.
Esse aumento da fiscalização tem causado tensão em Minneapolis, principalmente depois que um agente do ICE atirou e matou Renee Good, de 37 anos, que observava uma ação da agência federal. O DHS afirma que ela tentou atropelar o agente com seu carro, provocando uma reação em legítima defesa. A justificativa não foi aceita pelas autoridades locais e moradores da cidade, que protestaram no último fim de semana.
Processo
O processo movido pelo Estado de Minnesota diz que milhares de agentes do DHS, armados e mascarados, “invadiram as Cidades Gêmeas (Minneapolis e Saint Paul) para realizar batidas militarizadas, assim como paradas e prisões perigosas, ilegais e inconstitucionais em locais públicos sensíveis, incluindo escolas e hospitais — tudo sob o pretexto de aplicação legítima das leis de imigração”.
As autoridades locais querem impor limites à atuação dos agentes do Departamento de Segurança, como a proibição do uso de força física ou armas contra pessoas que não estejam sujeitas a uma prisão por imigração ilegal.
LEIA TAMBÉM:
Justiça concede ao pai direito sobre sepultamento de crianças mortas nos EUA
ICE volta ao centro do debate nos EUA após operação em Minneapolis
PF avalia pedido para investigar Flávio Bolsonaro após críticas a Lula e Maduro

Faça um comentário