Número de imigrantes venezuelanos triplicou em Cuiabá-MT nos últimos cinco anos

A quantidade de venezuelanos na cidade saltou de 252 para 821 entre os anos de 2020 e 2025

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Entre os anos de 2020 e 2025, o número de imigrantes da Venezuela que vivem em Cuiabá, capital do Mato Grosso, saltou de 252 para 821. Isso significa que a quantidade triplicou no período de apenas cinco anos.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Mato Grosso abriga atualmente 19.342 estrangeiros, sendo 5.127 oriundos da Venezuela. Os números mostram um grande êxodo de venezuelanos na região, devido a uma severa crise política, humanitária e econômica no país, provocada pelo governo do ditador Nicolás Maduro.

Fugindo das condições de vida indignas na Venezuela, os imigrantes chegam ao Brasil principalmente pela fronteira de Boa Vista, em Roraima. Em seguida são integrados ao programa de interiorização do Governo Federal e podem partir para várias regiões do país em busca de emprego e moradia.

Na capital do Mato Grosso, o principal ponto de acolhimento é o Centro da Pastoral para Migrantes, apoiado pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). No local são oferecidos serviços de orientação para documentação, atendimento de saúde, alojamento temporário até estabilização financeira e alimentação.

Prisão de Maduro

Recentemente o contexto da crise humanitária na Venezuela ganhou um novo capítulo com a prisão de Maduro em operação realizada pelos Estados Unidos no país sul-americano. A ação determinada por Donald Trump gerou reações imediatas dos imigrantes venezuelanos que moram em Cuiabá. Eles chegaram a realizar atos comemorativos na cidade.

Entretanto, enquanto Maduro enfrenta acusações de crimes como narcoterrorismo nos EUA, o governo da Venezuela foi assumido por sua vice, Delcy Rodriguez, o que representa a continuidade do regime chavista.

LEIA TAMBÉM:

Flamengo vence na Justiça e reverte pensão vitalícia de R$ 28 milhões a ex-jogador

Estevão se torna o atacante brasileiro mais valioso do mundo e entra no top-20

Vasco renova com Bruno Lopes até 2029 e fixa multa acima de R$ 370 milhões

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*