Medida entra em vigor em 21 de janeiro e não altera regras para viagens de lazer, negócios ou curta duração
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Apesar da suspensão temporária da emissão de vistos de imigração para cidadãos de 75 países, anunciada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, viajantes com destino turístico não serão impactados pela nova diretriz. A decisão passa a valer a partir de 21 de janeiro e mantém inalteradas as normas aplicáveis a quem pretende entrar no país para fins de lazer, negócios ou permanência de curto prazo.
De acordo com o governo norte-americano, a pausa afeta exclusivamente processos de imigração permanente, enquanto os critérios de concessão passam por uma reavaliação interna. O objetivo da medida, segundo a pasta, é reforçar o controle migratório e evitar a entrada de estrangeiros que possam vir a depender de benefícios públicos, sem qualquer interferência nos vistos temporários, como turismo, trânsito ou atividades empresariais.
As regras integram a política migratória do presidente Donald Trump, que intensificou ações de fiscalização e controle desde seu retorno ao cargo. A iniciativa reforça a postura mais restritiva adotada pelo governo em relação à imigração definitiva, ao mesmo tempo em que busca preservar o fluxo de visitantes e relações comerciais.
No Brasil, o Itamaraty informou que ainda não se pronunciou oficialmente sobre a decisão. Já a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília declarou que aguarda orientações formais para comentar os desdobramentos da medida.
LEIA TAMBÉM:
ICE prende imigrante ilegal que estava atuando como policial no subúrbio de Chicago
Cunhado de Daniel Vorcaro é detido pela PF ao tentar embarcar para Dubai
ICE prende imigrante ilegal que atuava como superintendente de escolas públicas em Iowa

Faça um comentário