Dezenas de pessoas foram detidas pela polícia e liberadas posteriormente
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
A polícia de Minneapolis, no estado de Minnesota, declarou ilegal um protesto realizado contra o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) em frente a um hotel no centro da cidade entre a noite de sexta-feira (9) e a madrugada deste sábado (10). Ao menos 30 pessoas foram detidas e liberadas posteriormente.
O ato foi motivado pela morte de Renee Good, uma cidadã americana baleada durante uma operação do ICE na cidade esta semana. As autoridades federais dizem que ela avançou com seu veículo contra os agentes e acabou atingida por tiros defensivos. O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, contesta o argumento de legítima defesa, acusando o governo de mentir sobre o caso.
Apesar de condenar a ação do ICE, as autoridades locais declararam o protesto deste fim de semana ilegal após alguns manifestantes invadirem o hotel, acreditando que agentes federais estariam nele. Os policiais agiram ostensivamente para dispersar os manifestantes e vários acabaram detidos.
Quando uma manifestação é declarada ilegal, a legislação americana obriga os participantes a se retirem sob o risco de serem presos. Se o ato continuar, a polícia pode atuar para dispersão das pessoas envolvidas, inclusive com o uso de munições menos letais.
Moradores da Minneapolis protestam contra o ICE desde quinta-feira (8), um dia após a morte de Renee. No primeiro dia de protestos, a porta-voz do Departamento de Segurança Interna (DHS), Tricia McLaughlin, disse que os agentes “estavam realizando operações direcionadas” quando pessoas da comunidade começaram a bloquear os veículos.
Operação
O DHS iniciou uma grande ofensiva contra a imigração ilegal na região de Minneapolis na última terça-feira (6), envolvendo um efetivo de 2.000 agentes federais. O governo federal classificou a ação como a “maior operação do DHS de todos os tempos”.
A operação faz parte da política do governo Trump de repressão à imigração ilegal, mas também é uma resposta a uma investigação sobre fraudes em programas de assistência social e nutrição infantil em Minneapolis.
LEIA TAMBÉM:
Imigrante ilegal sob custódia do ICE morre em hospital na Califórnia
Cuide do penteado e da saúde: Anvisa alerta para riscos no uso de pomadas e pastas modeladoras
Porto Alegre vai abrir abrigo para imigrantes e refugiados com prioridade para famílias venezuelanas

Faça um comentário