A prefeitura da cidade publicou um edital com objetivo de selecionar uma organização da sociedade civil responsável pela implementação do abrigo
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Em meio à tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela, com a prisão do ditador Nicolás Maduro, a Prefeitura de Porto Alegre, capital do Rio Grande Sul, iniciou o processo de abertura de uma casa de passagem para imigrantes e refugiados, dando prioridade a famílias venezuelanas. O governo municipal publicou um edital com objetivo de selecionar uma organização da sociedade civil responsável pela implementação do abrigo.
“Porto Alegre abrirá um espaço essencial de proteção para famílias imigrantes e refugiadas, especialmente venezuelanas, que chegam em busca de segurança e novas oportunidades. O serviço garantirá moradia temporária, alimentação e acompanhamento técnico, reforçando a rede de proteção social com respostas concretas às situações de vulnerabilidade”, explica o secretário municipal de Assistência Social, Matheus Xavier.
Conforme o documento, o serviço prevê acolhimento temporário e emergencial em espaço adequado, com capacidade para até 20 famílias, totalizando em torno de 50 pessoas. A casa deve funcionar 24 horas por dia, garantindo atendimento contínuo às famílias beneficiadas. A expectativa é que o abrigo entre em funcionamento até o fim deste primeiro semestre de 2026.
Organizações interessadas na execução do serviço devem atender aos critérios estabelecidos no edital, como prazos, parâmetros técnicos para a implementação da casa e fontes de recursos. A licitação segue até o dia 5 de fevereiro.
A administração pública afirma que a iniciativa integra o conjunto de ações para ampliar a rede municipal de casas de passagem para diversos públicos, bem como qualificar o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
LEIA TAMBÉM:
Sforza entra na mira do San Lorenzo e pode deixar o Vasco
Governo da Suécia diz que pedidos de asilo caíram para o menor nível em 40 anos
Santos anuncia a contratação do volante Gabriel Menino do Atlético-MG

Faça um comentário