O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, tinha afirmado na terça-feira (27) que o presidente havia concordado com a saída dos agentes da cidade
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Após o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, anunciar a saída gradual de agentes do ICE da cidade, em acordo com Donald Trump, o presidente se pronunciou, afirmando que não vai retirar os policiais do estado de Minnesota. “Não iremos retirar a equipe de imigração de Minnesota de jeito nenhum”, declarou Trump à imprensa nessa quinta-feira (29).
Na última terça-feira (27) Frey tinha afirmado que Trump havia concordado com a saída dos agentes do ICE da cidade, depois das mortes de dois cidadãos americanos durante ações contra a imigração ilegal.
O prefeito disse que havia conversado com o presidente por telefone e que ele tinha concordado que a situação atual não poderia continuar como está. Ainda segundo Frey, alguns agentes já estariam saindo da cidade na quarta-feira (28).
“O presidente concordou que a situação atual não pode continuar. Alguns agentes federais começarão a deixar a área amanhã, e continuarei pressionando para que os demais envolvidos nesta operação também se retirem”, informou o prefeito na terça.
Novas instruções
Os incidentes com os dois cidadãos americanos provocaram protestos contra o ICE em Minneapolis, com autoridades e parte da população pedindo a saída imediata dos agentes. Agências de notícias divulgaram esta semana que os policiais do ICE receberam novas instruções para que não entrem em confronto com “agitadores”.
As novas diretrizes também determinam que os agentes só abordem imigrantes que tenham acusações ou condenações criminais anteriores.
LEIA TAMBÉM:
Prefeito de Minneapolis anuncia saída gradual de agentes do ICE após conversa com Trump
Operação conjunta prende mais de 650 imigrantes ilegais na Virgínia Ocidental

Faça um comentário