O governo federal está reduzindo a operação de reforço da fiscalização migratória na região das Twin Cities
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Cerca de 1.000 agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) já deixaram as cidades de Minneapolis e Saint Paul, em Minnesota, e centenas de outros devem sair da região nos próximos dias, informou neste domingo (15) o ‘czar da fronteira’ da Casa Branca, Tom Homan. O governo federal está reduzindo a operação de reforço da fiscalização migratória na região das Twin Cities, após semanas de muitas prisões.
Em entrevista a uma emissora de televisão, Homan disse que uma pequena força de segurança permanecerá em Minnesota por um período limitado para proteger agentes que ainda seguem no Estado, atuando em situações de risco, como quando “os agentes forem cercados por agitadores e as coisas saírem do controle”.
Segundo o responsável pela segurança da fronteira, os agentes da imigração também continuarão investigando denúncias de fraude e o protesto contra uma operação migratória que interrompeu um serviço religioso em uma igreja.
“Já removemos bem mais de 1.000 pessoas e, entre segunda e terça-feira, vamos remover várias centenas a mais. Voltaremos ao tamanho original do efetivo”, declarou Homan a respeito das fiscalizações em Minnesota.
Megaoperação
O governo Trump enviou milhares de agentes federais para a Região Metropolitana de Minneapolis-Saint Paul, na operação denominada “Metro Surge”. A ação foi classificada pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) como a maior operação de fiscalização migratória do país.
Homan ressalta que a fiscalização não será interrompida e promete a continuidade das operações de deportação em massa de imigrantes ilegais em outras regiões dos Estados Unidos. Os agentes que saíram de Minnesota retornarão às suas bases originais, mas também podem ser enviados a outras áreas.
LEIA TAMBÉM:
Parceria entre PF e Estado torna mais ágil regularização migratória em Campo Grande
Governo dos EUA entra com novo processo contra a Universidade de Harvard

Faça um comentário