Homem é condenado por contrabando de imigrantes ilegais através de túnel na fronteira dos EUA com o México

Oscar Ivan Carrillo foi sentenciado a quase 3 anos de prisão, após investigação do ICE e da Patrulha de Fronteira

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Investigações do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) resultaram na condenação de um homem de 20 anos, morador de El Paso, por envolvimento em uma conspiração de contrabando de imigrantes ilegais por meio de túnel na fronteira com o México.

Segundo informações publicadas pelo ICE nesta terça-feira (2), Oscar Ivan Carrillo foi sentenciado a quase 3 anos de prisão pelo contrabando de imigrantes através de um túnel que liga Ciudad Juárez, no México, a El Paso, nos EUA.

Uma investigação conjunta da divisão de Investigações de Segurança Interna (HSI) do ICE e da Patrulha de Fronteira foi iniciada em 2024, após informações de inteligência revelarem um sofisticado túnel construído pela La Nueva Empresa, um cartel internacional de drogas. A passagem subterrânea ligava as duas cidades mencionadas, passando sob o Rio Grande, equipado com eletricidade e sistema de ventilação.

“Este caso destaca os esforços incansáveis ​​de nossos agentes especiais e parceiros da Patrulha da Fronteira dos EUA para interromper operações perigosas de contrabando”, disse Taekuk Cho, agente especial interino encarregado do HSI em El Paso.

Os agentes descobriram que Carrillo e seus cúmplices usavam ferramentas manuais para conectar bueiros existentes ao túnel, facilitando a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos. Ao saírem do túnel, as pessoas contrabandeadas eram transportadas por um caminhão baú modificado, com uma porta secreta.

Indiciado em 2 de abril de 2025, Carrillo foi preso em junho do mesmo ano e se declarou culpado em 4 de novembro por conspiração para usar um túnel na fronteira. O trabalho investigativo também levou à prisão de outros membros importantes da organização, além da apreensão de ferramentas e materiais de construção usados no túnel.

O caso foi processado pelo Gabinete do Procurador dos EUA para o Distrito Oeste do Texas, como parte da Força-Tarefa Conjunta Alfa, uma parceria entre os departamentos de Justiça e de Segurança Interna que visa combater o contrabando e tráfico de pessoas.

LEIA TAMBÉM:

Moraes autoriza Daniel Silveira a ir ao próprio casamento, com permanência limitada

Córnea impressa em 3D: a tecnologia que pode transformar o futuro dos transplantes oculares

Banana: a fruta acessível que concentra energia, nutrientes e saúde

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*