Durante fuga da polícia de Anaheim, o colombiano Darwin Felipe Bahamon Martinez colidiu em um carro, provocando a morte do motorista
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
O Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) emitiu um mandado de detenção para obter a custódia do imigrante ilegal Darwin Felipe Bahamon Martinez, de 21 anos, acusado de matar uma pessoa e ferir outra, ao fugir de carro em alta velocidade da polícia de Anaheim.
Natural da Colômbia, Martinez entrou ilegalmente nos Estados Unidos em agosto de 2023, perto de Chula Vista, Califórnia. “Ele foi liberado nos EUA sob as chamadas políticas de ‘captura e soltura’ do governo Biden, mas se isso não tivesse acontecido, o motorista inocente de 59 anos que ele supostamente matou poderia ainda estar vivo hoje”, ressaltou a direção do escritório do ICE em Los Angeles.
De acordo com o ICE, durante uma perseguição de três minutos, o colombiano colidiu com dois veículos, sendo um conduzido pela vítima que faleceu e o outro por uma mulher de 83 anos, que recebeu atendimento médico após sofrer ferimentos leves.
Martinez está preso atualmente na Cadeia do Condado de Orange, no sul da Califórnia, aguardando o processo criminal por homicídio. O ICE emitiu o mandado de detenção para deportá-lo do país. A agência afirma que se as autoridades locais da Califórnia optarem por libertá-lo, colocarão todos os californianos em risco.
O ICE pede que o estado, considerado santuário para imigrantes, acate o mandado de prisão. “Caso contrário, o ICE será forçado a prender novamente este imigrante ilegal criminoso […]. Prisões em flagrante são significativamente mais perigosas do que transferências sob custódia, pois exigem que agentes do ICE prendam imigrantes ilegais criminosos imprevisíveis em locais públicos”, argumenta.
LEIA TAMBÉM:
Justiça francesa indicia dez homens por crime sexual contra criança de 5 anos
Estudo associa fumaça de incêndios florestais a mais de 24 mil mortes por ano nos Estados Unidos
Desafio viral deixa criança de 9 anos ferida após explosão no micro-ondas

Faça um comentário