Ele é acusado de esfaquear uma pessoa pelas costas, enquanto a vítima caminhava para casa no dia 19 de abril de 2025
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Agentes do ICE prenderam em Baltimore, no estado de Maryland, o imigrante ilegal hondurenho Rafael Aguilar, que possui antecedentes criminais por tentativa de homicídio e agressão de segundo grau. Ele é acusado de esfaquear uma pessoa pelas costas, enquanto a vítima caminhava para casa no dia 19 de abril de 2025.
Segundo informações divulgadas pelo ICE nesta sexta-feira (6), Aguilar foi preso no dia 13 de janeiro, depois de ter sido libertado pelas autoridades do Condado de Prince George, que ignoraram uma ordem de detenção emitida pela agência federal.
O pedido de prisão do hondurenho foi apresentado pelo ICE ao Centro de Detenção de Adultos do Condado de Prince George em 19 de agosto de 2025, mas o condado não atendeu à solicitação e devolveu o criminoso violento à comunidade em 6 de janeiro de 2026.
“Quando jurisdições que se declaram santuários se recusam a acatar as ordens de detenção do ICE para imigrantes ilegais com crimes graves, elas estão colocando o público em risco conscientemente”, alerta o diretor interino do ICE em Baltimore, Vernon Liggins.
“Ao libertar Aguilar em vez de cooperar com as autoridades federais, as autoridades locais do Condado de Prince George priorizaram a política em detrimento da segurança pública”, afirma. “Essas políticas imprudentes prejudicam os cidadãos cumpridores da lei que esperam que suas comunidades sejam protegidas. O ICE continuará a intervir e a fazer o trabalho que as jurisdições que se declaram santuários se recusam a fazer”, completa Liggins.
Aguilar foi acusado inicialmente de tentativa de homicídio em segundo grau pela agressão violenta, mas apesar da gravidade do caso, o Condado de Prince George reduziu a acusação e o condenou a 10 anos de prisão. Ele cumpriu 141 dias e foi posto em liberdade, mas agora deve comparecer a uma audiência com um juiz de imigração e permanecerá sob custódia do ICE.
LEIA TAMBÉM:
🗞📰 GNews USA – Edição 155: As Principais Notícias da Semana
Governo Trump nomeia 33 novos juízes de imigração
Candidato ao MVP, Drake Maye pode se tornar o quarterback mais jovem a vencer o Super Bowl

Faça um comentário