Armador sérvio do Oklahoma City Thunder atua pela G-League depois de se recuperar de ruptura no ligamento do joelho e superar tratamento contra câncer testicular
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
Depois de quase dois anos marcados por desafios dentro e fora das quadras, Nikola Topic voltou a jogar basquete. O armador sérvio de 20 anos atuou na última segunda-feira (9) pelo Oklahoma City Blue, equipe afiliada ao Thunder na NBA G-League, na vitória por 137 a 135 sobre o Sioux Falls Skyforce, na prorrogação.
Selecionado pelo Oklahoma City Thunder no Draft de 2024, Topic sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo um mês antes da cerimônia, durante o primeiro jogo das finais da Liga Adriática, quando ainda defendia o Estrela Vermelha contra o Partizan. Mesmo lesionado, foi escolhido pela franquia, mas passou toda a temporada 2024/25 em recuperação.
Sem entrar em quadra, integrou o elenco campeão da NBA naquela temporada, tornando-se o primeiro jogador a conquistar o título sem disputar uma partida sequer.
Quando se recuperava da lesão no joelho, o sérvio enfrentou novo obstáculo. Em outubro de 2025, foi diagnosticado com câncer testicular e iniciou sessões de quimioterapia no mês seguinte. Após quatro meses de tratamento, recebeu liberação médica para retomar as atividades.
No retorno às quadras, Topic jogou 16 minutos, anotou sete pontos e distribuiu sete assistências, com apenas um turnover e três acertos em cinco arremessos.
“Estamos todos muito felizes por ele ter voltado a jogar basquete. Ele perdeu uma grande oportunidade, e isso é muito importante para que possa se recuperar mentalmente”, afirmou o técnico do Thunder, Mark Daigneault.
Filho de Milenko Topić, campeão mundial e europeu com a Iugoslávia e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de 1996, Nikola agora trabalha para estrear oficialmente pelo Oklahoma City Thunder na NBA.
“É uma grande conquista. A força mental, a maturidade e a resiliência dele impressionam. Ele passou por um ano inteiro de recuperação e, logo depois, recebeu um diagnóstico inesperado, precisando enfrentar três sessões de quimioterapia. Voltar às quadras é algo inacreditável”, completou Daigneault.
Leia também:
Tesouro dos EUA autoriza retomada de operações no setor energético da Venezuela
EUA anunciam fechamento de espaço aéreo de El Paso por 10 dias; medida é suspensa horas depois
Damares cobra explicações de PwC e KPMG sobre auditorias no caso Banco Master

Faça um comentário