Acordo técnico simplifica serviços para imigrantes e melhora organização dos processos no município
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Uma parceria entre a Polícia Federal e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul vem agilizando e organizando os serviços de regularização migratória em Campo Grande, segundo informações divulgadas pela imprensa local.
Formalizado administrativamente após funcionar na prática desde 2022, o acordo técnico fortalece a cooperação entre a superintendência da PF e a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), com o objetivo de acelerar e simplificar procedimentos como pedidos de residência temporária, residência permanente, reconhecimento de refúgio e naturalização no Brasil.
Com o apoio do Centro de Atendimento em Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul (CADH/MS), os imigrantes em situação vulnerável recebem orientação, encaminhamento e acompanhamento ao longo das etapas de regularização, tudo de maneira mais organizada e humanizada.
Segundo dados de atendimentos, o serviço já registrou mais de 15 mil procedimentos realizados e milhares de interações por meio de canais como WhatsApp, facilitando o acesso às informações e a marcação de agendamentos por telefone, e-mail ou presencialmente.
O reforço da cooperação entre órgãos públicos visa reduzir retrabalhos, evitar deslocamentos desnecessários e proporcionar um atendimento mais eficiente para estrangeiros que buscam regularizar sua situação migratória na capital sul-matogrossense.
LEIA TAMBÉM:
Migração internacional redefine cenário social e econômico na Europa
Surto histórico de sarampo nos EUA faz clínicas atenderem crianças dentro de carros
Europa Oriental e Ásia Central enfrentam novo alerta na luta contra o HIV

Faça um comentário