Iniciativa prevê ajuda humanitária, reconstrução e envio de forças de segurança, condicionadas à desmilitarização do Hamas
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
O presidente Donald Trump anunciou neste domingo (15) que o recém-criado Conselho de Paz apresentará, na reunião inaugural marcada para quinta-feira (19) em Washington, um pacote de mais de US$ 5 bilhões destinado a iniciativas humanitárias e à reconstrução da Faixa de Gaza, além de compromissos internacionais de segurança para garantir a estabilidade da região.
Segundo Trump, os Estados-membros da iniciativa também designaram milhares de integrantes para a Força Internacional de Estabilização e para a Polícia Local, com o objetivo de manter a paz e proteger a população de Gaza.
“Muito importante, o Hamas deve cumprir seu compromisso com a desmilitarização total e imediata”, afirmou o presidente em publicação na Truth Social.
A reunião será realizada no Instituto Donald J. Trump para a Paz, local que Trump renomeou em sua homenagem. O evento marca a primeira sessão formal do Conselho, uma organização internacional voltada à resolução de conflitos globais, cuja missão tem sido objeto de questionamentos sobre sua abrangência e eficácia.
Trump descreveu a iniciativa como um ponto de virada para o futuro de Gaza, ressaltando o caráter histórico do apoio internacional e a importância da colaboração entre países para garantir segurança, reconstrução e desenvolvimento humanitário na região.
Os convites para a reunião foram enviados no início deste mês, e a expectativa é que representantes internacionais participem ativamente, reforçando o papel do Conselho de Paz como um novo instrumento diplomático liderado pelos Estados Unidos.
Leia também:
EUA interceptam segundo petroleiro venezuelano no Oceano Índico
CPI do INSS pede ao STF devolução de documentos de Daniel Vorcaro após saída de Toffoli

Faça um comentário