
Reprodução. Foto: ice.gov
Operação da ERO Boston resulta na prisão de fugitivo de 43 anos condenado por crimes no Brasil
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
Na cidade de Malden, Massachusetts, uma operação liderada pela Equipe de Execução e Remoção (ERO) de Boston culminou na prisão de um brasileiro de 43 anos, condenado por estupro em Resplendor, Minas Gerais. A captura ocorreu em 5 de dezembro, após o fugitivo, que havia ingressado ilegalmente nos Estados Unidos em maio de 2018, ser procurado pelas autoridades brasileiras desde março de 2019.
Sem divulgar a identidade do brasileiro, as autoridades revelaram que ele entrou clandestinamente nos EUA por Hidalgo, Texas, sendo detido pela Patrulha de Fronteira. Após uma notificação para comparecer a uma audiência de imigração, ele foi colocado em processo de remoção, mas obteve liberdade sob fiança concedida por um juiz de imigração em junho de 2018. Desde março de 2019, um tribunal criminal em Resplendor (MG), buscava sua custódia para cumprir uma pena de oito anos relacionada a uma condenação por estupro qualificado no Brasil.
Confirmada a presença do fugitivo em sua área de responsabilidade, a ERO Boston conduziu a prisão sem incidentes, mantendo-o sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE). Aguardando a próxima audiência perante um juiz de imigração no Escritório Executivo para Revisão de Imigração (EOIR) do Departamento de Justiça (DOJ), ele enfrentará o processo de deportação dos Estados Unidos.
No ano fiscal de 2022, a ERO registrou a prisão de 46.396 não-cidadãos com antecedentes criminais, enfrentando 198.498 acusações e condenações. Entre os crimes, destacam-se 21.531 de agressão, 8.164 de crimes sexuais e de agressão sexual, 5.554 de crimes com armas, 1.501 relacionados a homicídios e 1.114 de sequestro.
Leia também:
Tragédia no Tennessee: Tornado deixa seis mortos, incluindo um bebê, e destrói dezenas de casas
Bombeiro ferido ao combater incêndio em casa de vários níveis em Brockton
Faça um comentário