Padre Confessa que será pai e renuncia o sacerdócio

Padre Laurent Jullien de Pommerol surpreende a todos ao declarar que será pai, seguido pela inesperada renúncia ao sacerdócio, deixando a comunidade paroquial em choque.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA

Em uma reviravolta surpreendente, o padre Laurent Jullien de Pommerol, da paróquia Beata Pauline Jaricot em Lyon, França, chocou seus paroquianos ao anunciar durante uma missa dominical que será pai nos próximos meses. O impactante comunicado foi divulgado em uma carta no site oficial da congregação.

A notícia deixou muitos fiéis atônitos, já que a decisão do padre de constituir uma família vai contra os votos de celibato tradicionalmente seguidos pelo clero católico. O padre Jullien de Pommerol, conhecido por sua dedicação à igreja e sua postura conservadora, surpreendeu a todos ao revelar que está esperando um filho.

A notícia do padre Jullien de Pommerol se tornou viral nas redes sociais, gerando debates acalorados sobre os valores e tradições da Igreja Católica. Enquanto alguns elogiaram a coragem do padre em seguir seu coração, outros questionaram a compatibilidade de sua decisão com sua posição religiosa.

A seguir, a carta aberta de Padre Laurent Jullien de Pommerol à comunidade de Lyon:

Caros fiéis da paróquia Beata Pauline Jaricot,

É com um coração pesado e humildade que me dirijo a todos vocês por meio desta carta. Durante a celebração da missa no último domingo, compartilhei uma notícia que sei que pode ter sido impactante e, possivelmente, gerado sentimentos de surpresa e traição.

Entendo que isso possa chocar ou deixar um sentimento de traição. Este processo é uma ruptura muito dolorosa que a honestidade exige. Lamento profundamente a dor que isso causa a cada um de vocês. Permitam-me expressar a angústia que carrego e que me levou a tomar essa difícil decisão.

Peço humildemente o seu perdão, eu mesmo estou chateado com este acontecimento. Abre-se uma nova responsabilidade e, para o bem da criança e da sua mãe, não há como fugir de mim. Há algum tempo, experimentei uma grande angústia que não pude ou não soube como compartilhar. Não deixei aparecer nada porque a sua origem nada tem a ver com a nossa vida paroquial. Essa provação me enfraqueceu muito e alterou meu discernimento.

É com grande tristeza que renuncio ao cargo de padre desta paróquia. Entrego todas as responsabilidades paroquiais ao arcebispo de Lyon, Olivier de Germay. Agradeço a cada um de vocês pela compreensão, apoio e pelas experiências compartilhadas ao longo dos anos.

Que a paz do Senhor esteja com todos nós neste momento delicado.

Com respeito e gratidão,
Padre Laurent Jullien de Pommerol

O arcebispo de Lyon, Olivier de Germay, assumiu as responsabilidades paroquiais entregues pelo padre Laurent. Em suas palavras, ele lembrou a exigência e beleza do compromisso clerical, ressaltando que os sacerdotes se comprometem a viver na castidade, renunciando ao casamento, para se dedicarem inteiramente à missão, à imagem de Cristo casto e pobre. Este episódio ecoa um caso semelhante em 2017, quando o padre David Gréa também abandonou o sacerdócio ao anunciar seus planos de casamento. A renúncia de dois padres em menos de uma década ressalta questões complexas sobre o celibato na Igreja Católica.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*