
Homem recrutou cúmplices para sequestro de criança de 4 anos, exigindo resgate de $4.500; ação conjunta resulta em prisões e resgate da vítima traumatizada.
Por Carla Pereira|GNEWSUSA
Um homem do sul do Texas foi condenado à prisão após ser considerado culpado por conspiração de sequestro de criança, em um caso investigado pela Homeland Security Investigations (HSI) em colaboração com o Departamento de Polícia de Mission. Gilbert John Montez, de 24 anos, natural de Edinburg, foi sentenciado a 200 meses de prisão federal, seguidos de três anos de liberdade supervisionada. A sentença ressaltou que, quando um indivíduo está envolvido em uma organização criminosa, ele pode ser responsabilizado pelas ações de todos os participantes envolvidos.
O caso em questão envolveu o sequestro de uma criança de 4 anos, que foi retirada de sua mãe e passada de pessoa para pessoa, em um ato traumático. A criança foi usada como uma propriedade de valor, com o objetivo de obter lucro. De acordo com os documentos do tribunal, Montez recrutou e contratou pessoas para transportar e manter a criança como refém. Em 31 de março de 2022, Jose Andres Romo-Torres levou a criança de sua mãe em uma casa que abrigava imigrantes ilegais e a entregou a duas estranhas, Larissa Celena Gracia e Nichole Marie Garcia Tichacek, para serem transportadas além do posto de controle da Patrulha de Fronteira em Falfurrias até Corpus Christi. As mulheres então entregaram a criança a Michael Gee Ingram, que a levou para Houston. Uma vez lá, a criança foi entregue a Jonathan Orlando Ortiz-De Leon, que a levou para seu apartamento em Stafford.
Durante esse período, Montez e Ortiz-De Leon entraram em contato com o pai da criança e informaram que o filho só seria liberado mediante o pagamento de um resgate de $4.500. Em 3 de abril de 2023, Montez contratou Carlos Oyervides para ajudar Ortiz-De Leon a coletar o pagamento do resgate e entregar a criança ao pai. Oyervides também falou com o pai da criança e disse que ele precisava pagar o resgate para ter seu filho de volta.
As autoridades descobriram o esquema e tentaram fazer arranjos com Oyervides e Ortiz-De Leon para a liberação da criança, mas não tiveram sucesso. Eles então rastrearam a dupla até um complexo de apartamentos em Stafford, prenderam-nos e localizaram a criança. Os outros envolvidos no esquema se declararam culpados e foram condenados à prisão.
Montez se declarou culpado em 24 de abril de 2023. A HSI está comprometida em combater de forma agressiva os contrabandistas de pessoas e os organizadores de tráfico humano que não hesitam em usar ameaças e até violência para cobrar suas taxas de contrabando. A HSI continuará trabalhando em conjunto com seus parceiros da aplicação da lei para garantir que aqueles que exploram pessoas de maneiras tão cruéis enfrentem sérias consequências.
Veja também
Tempestade de Neve no Tennessee Deixa Rastro de 14 Mortes e Caos Generalizado
Última Homenagem: Melania Trump Recorda Mãe, Imigrante Eslovena, em Comovente Funeral
Deputado federal Coronel Assis destina R$ 12 milhões em emendas para a Segurança Pública
Faça um comentário