
Uma corte de apelação americana reverteu na sexta-feira (31) a pena de morte contra Dzhokhar Tsarnaev, um dos autores do atentado a bomba na Maratona de Boston, e ordenou a um tribunal realizar novo julgamento.
Tsarnaev, de 27 anos, foi condenado à morte em 2015 por plantar duas bombas caseiras na linha de chegada da tradicional corrida em 2013, um ataque que matou três pessoas e feriu outras 264.
O condenado admitiu ter planejado o ataque quando tinha 19 anos ao lado do irmão mais velho, Tamerlan Tsarnaev, que morreu quatro dias após o ataque em uma troca de tiros com a polícia.
Advogados de Tsarnaev haviam pedido um novo julgamento, alegando que o procedimento não poderia ter sido realizado em Boston, cidade traumatizada pelo ataque, e também questionaram a neutralidade de dois jurados, que mentiram durante a seleção do júri quando perguntados se haviam tido conversas sobre o caso nas redes sociais.
A corte de apelação federal de Massachusetts manteve a maioria das condenações contra Tsarnaev, mas instruiu uma corte distrital a realizar um novo julgamento para determinar a validade da condenação à morte.
Faça um comentário