
A regra vigente expira em 1º de Janeiro de 2025, mas foi prorrogada para 2027
Por Nicole Cunha | GNEWSUSA
O Canadá é um país amplamente conhecido como um dos países mais abertos e receptivos com estrangeiros. Com perspectiva de grandes oportunidades de trabalho e estudo, a política de migração, que antes era estimulada, fez com que o país perdesse o controle sobre os vistos temporários e permanentes.
Consequências da aumento populacional
O aumento rápido da população impulsionado por vistos de trabalho temporário para empregos de baixa remuneração criou uma armadilha populacional, segundo o Banco Nacional do Canadá. O aumento de estrangeiros, o país norte-americano causou diversos desafios econômicos, principalmente no setor mobiliário.
Marc Miller, sucessor de Sean Fraser como ministro da imigração, afirma que existe a necessidade de controle em um sistema que funcionou “um pouco desenfreado”. Embora tenha estabelecido limites para vistos de estudantes internacionais, a entrada de trabalhadores temporários estrangeiros continua sendo um desafio crítico.
Essa tendência levantou receios de exclusão dos canadenses dos mercados imobiliários em todo o país. Como parte desse plano econômico, o governo está adotando medidas ousadas e colaborando com todas as esferas governamentais para acelerar a construção de residências, visando tornar a compra de imóveis uma realidade mais acessível para um maior número de canadenses.
Contribuições para permanência ilegal
A proliferação de entradas no país não baseados em pontos para o status de residente permanente cria um desequilíbrio, resultando em mais casos de permanência ilegal de vistos. Estima-se que o Canadá abrigue entre 300.000 e 600.000 migrantes não documentados.
Para abordar os desafios, Marc Miller deve reduzir significativamente o número de trabalhadores estrangeiros temporários e revisar os caminhos para restaurar o equilíbrio entre residentes temporários e permanentes. O foco deve ser em setores críticos como saúde, construção, serviços educacionais e agricultura.
O aumento expressivo de vistos temporários para empregos de baixa remuneração prejudica o equilíbrio, reduzindo a admissão de residentes permanentes qualificados. Isso afeta negativamente o sistema de imigração econômica, contribuindo para padrões de vida mais baixos.
Enfrentando resistência e consenso pró-imigração
Existem ainda diversos relatos de trabalhos análogos à escravidão, com remunerações baixas para o mercado e que acarretam em dificuldades para manter as necessidades básicas. Sendo assim, tanto a população canadense quanto estrangeiros ficam suscetíveis à crise econômica.
Ao longo dos anos, a entrada de dinheiro estrangeiro no mercado imobiliário residencial canadense tem suscitado crescentes preocupações sobre a acessibilidade habitacional, especialmente em centros urbanos-chave.
Em uma tentativa de contornar a situação, o Canadá passou a proibir a aquisição de casas por parte de estrangeiros, que foi prorrogada pelos próximos 2 anos.
Faça um comentário