Eleições Portugal: Direita vence com Aliança Democrática; queda do Partido Socialista.

Centro-Direita celebra vitória esmagadora, enquanto Extrema-Direita surpreende nas eleições legislativas
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

Na noite desse último domingo (10), os resultados das eleições legislativas em Portugal revelaram uma virada significativa, com a Aliança Democrática, uma aliança de centro-direita, destacando-se como a grande vencedora. Com um total de 79 assentos, a Aliança Democrática superou o Partido Socialista (PS), que enfrentou uma queda, obtendo apenas 77 deputados em comparação aos 120 anteriores.

O partido de extrema-direita, Chega, registra um notável aumento, passando de 12 para 48 parlamentares. A contagem de votos, com 99% das urnas apuradas, pinta um novo quadro político em Portugal após oito anos de governo socialista.

Essa transformação acontece às vésperas do cinquentenário da Revolução dos Cravos, evento marcante na resistência à ditadura salazarista, que será celebrado em 25 de abril. O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou os eleitores, resultando em uma notável redução na abstenção, historicamente em torno de 50% em pleitos anteriores, como os de 2019 e 2022.

Em seu discurso transmitido nacionalmente no último sábado (9), Rebelo de Sousa enfatizou que o ano de 2024 representa o encerramento de uma era em Portugal. Os dados do Ministério da Administração Interna indicam um aumento na participação dos eleitores, atingindo 51,96% até as 16h, superando tanto a média de 45,66% nas últimas legislativas quanto o total de votantes em 2022, que foi de 51,42%.

Leia mais

Governador Zema critica invasão do MST em propriedade rural: “Vamos Apoiar os Proprietários”

Economistas alertam para risco de intervenção do PT na Petrobras e possível retrocesso político

Bolsonaro recebe convite de Netanyahu para visitar Israel após crise diplomática

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*