
Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average perdeu 0,58%, para os 28.514,00 pontos, e o alargado S&P500 recuou 0,66%, para os 3.488,67. Já o tecnológico Nasdaq desvalorizou 0,80%, para as 11.768,73 unidades.
“Quando [o secretário do Tesouro, Steven] Mnuchin fez comentários sobre o plano de relançamento, isso repercutiu-se no mercado, que começou a descer”, observou Quincy Krosby, da Prudential Financial, quando a praça nova-iorquina tinha começado a sessão em ligeira alta. O governo de Donald Trump e a oposição democrata têm posições “muito afastadas” sobre várias partes do novo plano de apoio à economia dos EUA, enfraquecida pela pandemia da covid-19, indicou Mnuchin, durante uma conferência virtual organizada pelo Milken Institute.
As duas partes estão a negociar, desde o final de julho, a procura de um compromisso, depois de um primeiro conjunto de ajudas adotado no final março pelo Congresso. Em sentido inverso, alguns valores fortemente dependentes da conjuntura económica (cíclicos) valorizaram hoje. Foi o caso nomeadamente das transportadoras aéreas American Airlines, que valorizou 1,15%, e United Airlines, que avançou 0,99%, ou ainda o fabricante de máquinas de construção Caterpillar, que progrediu 0,92%.
“Os investidores de longo prazo assumem posições em setores que se devem portar bem quando sairmos da pandemia“, explicou a analista da Prudential Financial. Por outro lado, os investidores estiveram a digerir hoje os novos resultados trimestrais de grandes bancos dos EUA. O Goldman Sachs, que quase duplicou o seu lucro no terceiro trimestre, apesar da recessão, viu a sua cotação subir em 0,20%.
Pelo contrário, o Bank of America apresentou um balanço mais mitigado, com lucros melhores do que esperado, mas um produto bancário dececionante, atribuído em particular às baixas taxas de juro, e fechou em baixa de 5,33%. Da mesma forma, o Wells Fargo terminou a perder 6,02%, depois de apresentar lucros trimestrais com um valor que foi metade dos do mesmo período do ano passado.
“Os investidores estão a punir as empresas que dececionam e recompensam as que têm sucesso”, resumiu Krosby. Outra situação foi a UnitedHealth, da área dos seguros de saúde, integrante do Dow Jones, que caiu 2,89%, apesar de ter divulgado um volume de negócios e lucro melhores do que esperado e revisto em alta as suas perspetivas anuais.
Entre os outros grandes títulos da praça, a Apple ganhou pouco terreno (0,07%) no dia seguinte à apresentação da nova gama de iPhone, que vão ser todos compatíveis com as redes 5G. Já a Amazon enfraqueceu 2,32% no segundo dia da sua vasta operação ‘Prime Day’, que permite aos clientes deste sítio de venda em linha beneficiar de saldos em numerosos produtos.
Também um concorrente da Amazon, a Walmart fechou em baixa, de 1,57%. Esta cadeia de grandes armazéns anunciou hoje que vai realizar, no seu sítio na internet e nos seus estabelecimentos, três eventos promocionais durante o mês de novembro, em vez da tradicional ‘Black Friday’ (Sexta-feira Negra), que costuma ter lugar no dia seguinte ao ‘Thanksgiving’ (Dia de Ação de Graças).
Faça um comentário