Ex-vice-presidente equatoriano detido em embaixada mexicana em Quito

México suspende relações diplomáticas com o Equador após incidente

Por Carla Pereira/GNEWSUSA

Na sexta-feira, a polícia equatoriana realizou uma operação na embaixada do México em Quito, resultando na prisão do ex-vice-presidente do Equador, Jorge David Glas Espinel. Espinel, que estava residindo na embaixada desde dezembro, tem duas condenações por corrupção em seu país natal.

Espinel serviu no governo do ex-presidente Rafael Correa, um líder de esquerda, de 2013 a 2017. A prisão do ex-vice-presidente provocou uma resposta forte do México.

O presidente mexicano, López Obrador, condenou a ação, considerando-a uma violação clara do direito internacional e da soberania mexicana. Como resultado, Obrador instruiu seu ministro das Relações Exteriores a suspender as relações diplomáticas com o Equador.

“O que o Governo de [Daniel] Noboa fez não tem precedentes na história latino-americana”, escreveu o ex-presidente Rafael Correa na rede social X depois de a polícia equatoriana ter entrado na embaixada mexicana em Quito e prendido o ex-vice-presidente Jorge Glas, que estava no local desde dezembro de 2023.

O ex-mandatário acrescentou: “Nem nas piores ditaduras a embaixada de um país foi violada. Não vivemos num Estado de Direito, mas num ‘Estado de Barbárie’, com um homem improvisado que confunde a Pátria com uma das suas plantações de banana”, disse, em referência ao presidente equatoriano, filho do multimilionário Álvaro Noboa, magnata do setor de bananas.

“Responsabilizamos Daniel Noboa pela segurança e integridade física e psicológica do ex-vice-presidente Jorge Glas. Ao México, seu povo e seu governo, nossas desculpas e eterna admiração. Até a vitória sempre!”, finalizou.

O incidente ocorre em meio a uma semana de tensões entre os dois países, com o México criticando as recentes eleições equatorianas e o Equador declarando a embaixadora mexicana em Quito como “persona non grata“.

Veja também

Colapso nas UPAs de São Paulo: Pacientes enfrentam caos e negligência em meio à crise de saúde

EUA reiteram apoio firme a Israel, mas estão cada vez mais frustrados com Netanyahu

EUA reiteram apoio firme a Israel, mas estão cada vez mais frustrados com Netanyahu

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*