Elon Musk pede impeachment ou renúncia de Alexandre de Moraes; Ministro ameaça multa diária de R$ 100 mil

Dono do X acusa ministro do STF de censura e desafia medidas judiciais, resultando em inclusão no Inquérito das Fake News

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

No último domingo (7), Elon Musk, empresário e dono do X (ex-Twitter), voltou a lançar duras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), clamando por sua renúncia ou impeachment. A contenda surge em meio a acusações de censura à rede social no Brasil, com Musk prometendo divulgar em breve as exigências do ministro que, segundo ele, violam a legislação brasileira.

“Moraes deveria renunciar ou sofrer impeachment”, declara Musk, em um ataque direto ao magistrado, acusando-o de trair a Constituição e o povo brasileiro. Em suas redes sociais, o CEO do X promete revelar todas as solicitações feitas por Moraes à plataforma e como estas desrespeitam as leis do país.

“Em breve, o X irá publicar todos os pedidos feitos por Alexandre de Moraes e como eles violam a legislação brasileira”.

Antes de anunciar suas intenções de suspender as restrições judiciais à rede social, Musk questionou publicamente o motivo pelo qual Moraes demandava tanta censura ao X, referindo-se aos “Twitter Files” revelados no caso brasileiro. O empresário também acusou o Supremo Tribunal Federal de praticar uma “censura agressiva” que parecia violar a vontade do povo brasileiro e as leis vigentes.

Alexandre de Moraes responde às ameaças de Elon Musk

Em resposta às provocativas declarações de Musk, o ministro Alexandre de Moraes incluiu o empresário Elon Musk no Inquérito das Fake News. Ele será investigado por crimes como obstrução à Justiça, incitação ao crime e práticas que desrespeitam ordens judiciais, com possível envolvimento em organização criminosa.

Moraes determinou que “se abstenha de desobedecer qualquer ordem judicial já emanada, inclusive realizar qualquer reativação de perfil cujo bloqueio foi determinado por essa Suprema Corte ou pelo Tribunal Superior Eleitoral”, sob pena de multa diária de R$ 100 mil por perfil.

O ministro destaca que Musk iniciou uma campanha de desinformação contra o Supremo e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), instigando a desobediência e obstrução à Justiça.

Ao fundamentar sua decisão, Alexandre de Moraes ressalta a utilização ilegal dos mecanismos da rede social, com indícios de dolo por parte do presidente da empresa. Ele enfatiza que a conduta do X configura não apenas abuso de poder econômico, mas também indução e instigação à manutenção de condutas criminosas, aumentando os riscos à segurança dos membros do Supremo.

“A flagrante conduta de obstrução à Justiça brasileira, a incitação ao crime e a ameaça pública de desobediência às ordens judiciais são fatos que desrespeitam a soberania do Brasil”, afirma Moraes, reiterando sua determinação em face do desafio apresentado por Musk.

Leia mais 

Elon Musk desafiou Alexandre de Moraes e ameaçou reativar contas bloqueadas no X (antigo Twitter)

Fenômeno astronômico: Eclipse solar total 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*