Hacker suspeito de invadir sites do Senado, Policia Civil, Exército e Ministério Publico é preso pela Policia Federal

 Polícia Federal(PF) prende Marcos Roberto Correia da Silva, conhecido como ‘Vandathegod’, suspeito de ser o responsável pelo vazamento de informações de 223 milhões de brasileiros, em operação que envolveu invasão a importantes instituições do país.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

Na ultima terça-feira (9/4), a Polícia Federal realizou a prisão de Marcos Roberto Correia da Silva, de 24 anos, na cidade de Feira de Santana, Bahia. Conhecido como “Vandathegod” no mundo virtual, ele é suspeito de ser o responsável pelo maior vazamento de dados já registrado no Brasil, envolvendo informações de 223 milhões de brasileiros. O suspeito estava foragido desde novembro de 2023, quando rompeu a tornozeleira eletrônica que utilizava durante as investigações da Operação Deepwater, deflagrada em março de 2021.

Essa não é a primeira vez que Marcos Roberto Correia da Silva é alvo de operações. Em 2019, ele foi preso na Operação Defaced pela Polícia Civil, sob suspeita de invadir os sites da Polícia Civil de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Tribunal de Justiça de Goiás e Exército Brasileiro.

A prisão em 2021 ocorreu em Uberlândia, Minas Gerais, após investigações revelarem que o suspeito obteve ilegalmente e posteriormente comercializou uma ampla gama de informações pessoais na internet. Os dados vazados incluíam informações básicas relacionadas ao CPF, como nome, data de nascimento e endereço, além de endereços completos, fotografias faciais, dados financeiros como score de crédito e informações de renda, entre outros dados sensíveis.

O vazamento dos 223 milhões de CPFs também expôs 40 milhões de CNPJs, tornando-se o maior conjunto de dados da população brasileira já colocado à venda na dark web. As informações pessoais foram distribuídas em 37 campos, muitos deles relacionados a bens e finanças. Já as informações de pessoas jurídicas estavam em 17 campos, muitos deles relacionados à vida financeira das empresas, incluindo o score de crédito.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Federal de Uberlândia/MG, e o suspeito ficará à disposição da Justiça no Centro de Observação Penal em Salvador.

Leia também: 

Decisões judiciais e segurança pública: O alerta do Deputado Coronel Assis

Prefeitura de São Paulo expande vacinação contra dengue para todos os postos de saúde

Vitória Judicial para Sérgio Moro: TRE-PR rejeita acusações de abuso de poder econômico

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*