Apache Stronghold busca reverter decisão judicial favorável à Rio Tinto e BHP no Arizona.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
Um grupo de nativos americanos está lutando para reverter uma decisão judicial dos Estados Unidos (EUA) que concedeu terras à Rio Tinto para uma mina de cobre no Arizona, argumentando que o local é sagrado e culturalmente significativo.
O Apache Stronghold, um grupo sem fins lucrativos composto pela tribo San Carlos Apache e outros, pediu na ultima segunda-feira(15/3) a todos os membros de um tribunal de apelações dos EUA que anulassem uma decisão anterior que permitiu a doação de milhares de acres no Arizona para a Rio Tinto e seu parceiro minoritário BHP Group Limited (BHP) para o projeto Resolução Cobre.
O tribunal de apelações do 9º Circuito dos EUA, com sede em São Francisco, decidiu recentemente a favor da doação, autorizando o governo federal a conceder as terras. O Apache Stronghold tem se oposto veementemente à mina, que destruiria um local onde cerimônias indígenas são realizadas há gerações.
Embora a mina seja crucial para suprir mais de um quarto da demanda de cobre dos EUA para a transição para as energias renováveis, sua criação resultaria em uma cratera de 3 km de largura e 304 m de profundidade, destruindo um local de grande significado espiritual para os nativos americanos.
“Se algum caso merece revisão judicial completa, é este”, afirmou Luke Goodrich, advogado da Becket Law que representa o Apache Stronghold.
Um porta-voz da Rio Tinto declarou que “a Resolução Copper está ciente da ação extraordinária do Apache Stronghold para solicitar a revisão do painel completo do 9º Circuito e aguardamos a orientação do tribunal sobre os próximos passos”.
A decisão do tribunal de recurso dos EUA baseou-se em uma decisão de 2014 do Congresso dos EUA e do então presidente Barack Obama.
Leia também:
Mulher morre e duas são hospitalizadas após consumirem infusão de cogumelos em spa na Austrália
Câmara dos Deputados dos EUA decidirá sobre ajuda individual para Ucrânia e Israel
Lutador britânico responde a pedido de Poatan por luta no UFC Rio

Faça um comentário