
Taxa de desemprego sobe para 7,9% no último trimestre, com crescimento de 0,5 ponto percentual em relação ao período anterior.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
No trimestre encerrado em março de 2024, a taxa de desemprego no Brasil atingiu 7,9%, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Isso representa um aumento de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, alcançando um total de 8,6 milhões de brasileiros desocupados. Apesar desse aumento, houve uma queda de 0,9 ponto percentual em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando a taxa estava em 8,8%.
A população ocupada, por sua vez, diminuiu em 0,8%, representando uma queda de 782 mil pessoas em relação ao trimestre anterior, totalizando 100,2 milhões de pessoas empregadas. O nível de ocupação, que indica a porcentagem de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, ficou em 57%.
O estudo revelou também que a população subocupada por insuficiência de horas trabalhadas, que deseja trabalhar mais horas, mas não consegue, totalizou 5,2 milhões de pessoas, registrando uma queda de 5,2% em relação ao trimestre anterior.
Entre os tipos de emprego, os trabalhadores por conta própria totalizaram 25,4 milhões de pessoas, mantendo-se estáveis em ambas as comparações – trimestral e anual. Os empregadores também se mantiveram estáveis, enquanto o número de empregados no setor público teve uma redução de 1,5%. A taxa de informalidade foi de 38,9% da população ocupada, indicando que 38,9 milhões de trabalhadores estavam em empregos informais.
Leia também:
Operação Prontuário Pirata: PF desvenda esquema de fraude no DPVAT em Santa Catarina
Ronaldo vende 90% das ações do Cruzeiro para Pedrinho por R$ 600 milhões
Faça um comentário