China inicia segundo dia de exercícios militares em torno de Taiwan

Navio de guerra chinês participa dos exercícios militares próximos a Taiwan
Operação Avisa Novo Presidente Taiwanês e Testa Capacidades de Controle da Região
Por Ana Raquel|GNEWSUSA

O Exército da China deu início ao segundo dia de exercícios militares ao redor de Taiwan nesta sexta-feira 23 de maio de 2024, em uma operação destinada a testar a capacidade das forças chinesas de “tomar o poder”, controlar áreas estratégicas e punir o novo presidente de Taiwan, Lai Ching-te, considerado um separatista por Pequim.

Os exercícios no Estreito de Taiwan e em torno de ilhas controladas por Taiwan próximas à costa chinesa começaram apenas três dias após Lai assumir o cargo. A China, que nunca descartou o uso da força para trazer Taiwan sob seu controle, realiza essas manobras militares para demonstrar sua capacidade e prontidão em face das recentes mudanças políticas na ilha.

O governo de Taiwan condenou os exercícios, mobilizando suas forças armadas para monitorar as atividades chinesas. Apesar dos apelos de Lai por diálogo com a China, as suas ofertas foram rejeitadas. Lai mantém que apenas o povo de Taiwan pode decidir o seu futuro e rejeita as reivindicações de soberania de Pequim.

O Partido Comunista Chinês declarou que as recentes ações do “líder da região de Taiwan” só acelerariam a “destruição” das forças pró-independência na ilha. A publicação também afirmou que a China está disposta a criar “amplo espaço para a reunificação pacífica”, mas não deixará espaço para “atividades separatistas”.

Analistas e diplomatas regionais notaram que a escala dos exercícios é menor em comparação aos realizados em 2022 e eram amplamente esperados pelas autoridades taiwanesas e estrangeiras. Eles sugerem que Pequim está enviando um aviso bem calibrado de que as forças chinesas poderiam tentar um bloqueio rápido para isolar Lai se assim decidissem.

Essas manobras militares refletem a tensão contínua entre China e Taiwan, sublinhando a complexidade e a delicadeza das relações na região.

Leia mais

PF deflagra operação contra fraude de R$ 8 milhões no INSS 

Queda nos pedidos de auxílio-desemprego nos EUA indica possível desaceleração no mercado de trabalhoPresidente dos EUA rejeita jurisdição do TPI em meio a pedido de prisão a Netanyahu

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*