Líderes da China, Coreia do Sul e Japão retomam diálogo em meio a tensão regional

Li Qiang e Yoon Suk Yeol se encontram em Seul para retomar diálogo e cooperação.
Cúpula Trilateral Visa Fortalecer Relações e Promover Cooperação em Comércio e Segurança
Por Ana Raquel |GNEWSUSA

O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, e o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, concordaram neste domingo 26 de maio, em lançar um diálogo diplomático e de segurança, além de retomar as negociações de livre comércio. O anúncio ocorreu durante reuniões bilaterais em Seul, antecedendo a primeira cúpula dos três vizinhos asiáticos em mais de quatro anos. Durante o encontro, Li também discutiu as tensões em torno de Taiwan com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.

Apesar das expectativas modestas para a cúpula trilateral entre China, Coreia do Sul e Japão, os líderes estão empenhados em explorar todas as oportunidades para fortalecer a cooperação e reduzir as tensões na região. Em um cenário de crescente rivalidade entre Pequim e Washington, bem como preocupações sobre Taiwan, a união desses aliados dos EUA é fundamental para manter a estabilidade e promover o desenvolvimento na Ásia. Diplomatas e autoridades estão confiantes de que mesmo pequenos avanços durante a cúpula podem contribuir significativamente para preservar a diplomacia de alto nível e abrir caminho para uma relação mais construtiva entre os países envolvidos.

O presidente sul-coreano enfatizou a importância da colaboração entre seu país e a China para promover interesses comuns e enfrentar desafios globais, como a invasão da Ucrânia pela Rússia, o conflito entre Israel e Hamas, e as incertezas econômicas globais. “Espero continuar a fortalecer a cooperação bilateral mesmo diante das complexas crises globais de hoje”, declarou Yoon no início da reunião, conforme comunicado por seu gabinete.

Leia mais

Tempestades e tornados devastam o centro dos EUA, deixando pelo menos 13 mortos

Domingos Brazão tentou contatar autoridades antes de ser preso por caso Marielle Franco

Tragédia em Rajkot: incêndio em fliperama mata ao menos 20 pessoas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*