Tornados e chuvas que atingem Arkansas, Texas, Kentucky e Oklahoma devem persistir, preveem meteorologistas

Desde sábado (25/5), os tornados devastaram a região conhecida como as Grandes Planícies do sul dos EUA. Foto: Scott Olson / Getty Images.
Tempestades e tornados devastam região central dos EUA, deixando ao menos 21 mortos e cidades completamente destruídas.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

Tempestades e tornados devastaram a região central dos Estados Unidos, resultando na morte de pelo menos 25 pessoas entre sábado (25/5) e segunda-feira (27/5). Meteorologistas preveem que as chuvas continuarão nos próximos dias.

As autoridades e serviços de emergência confirmaram que as mortes ocorreram em quatro estados: oito no Arkansas, sete no Texas, quatro no Kentucky e duas em Oklahoma. Além disso, um alerta de tempestades fortes foi emitido para Nova Jersey, Nova York e Pensilvânia, com possibilidade de chuvas atingindo até a fronteira com o Canadá. Partes da Carolina do Sul e da Geórgia também estão em alerta, incluindo a região de Atlanta, que abriga mais de 6 milhões de pessoas.

Casa e carro totalmente destruídos pelo tornado nos EUA. Foto: Reprodução.

No Kentucky, o governador Andy Beshear declarou estado de emergência nesta segunda-feira. “Foi uma noite difícil para nossa população”, afirmou Beshear, relatando que as tempestades danificaram mais de 100 estradas e rodovias em praticamente todo o estado.

No Texas, as vítimas incluem duas crianças de dois e cinco anos, que foram atingidas por um tornado no norte do estado, conforme informado pelo governador Greg Abbott. No Arkansas, um homem que dependia de aparelhos para respirar faleceu após a falta de energia causada pelo mau tempo. Mais de 160 mil pessoas no Kentucky também estavam sem eletricidade na tarde de segunda-feira, e Beshear alertou que pode levar dias até que o fornecimento seja restabelecido.

Residentes tentam limpar área com a ajuda de familiares e amigos após tornado destrutivo em Greenfield, Iowa, nos EUA. Foto: Reprodução. Scott Olson / Getty Images.

O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou ter conversado com os governadores dos estados afetados e expressou suas condolências pelas perdas, segundo a Casa Branca. A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) já está atuando nas áreas atingidas.

Essas mortes ocorrem em um período em que meteorologistas preveem uma temporada de tempestades e tornados especialmente severa nos EUA, de junho a novembro. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) estima que haverá de 17 a 25 tempestades graves, das quais 8 a 13 podem se transformar em furacões.

Leia também:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*