Bombardeiro dos EUA se une a caças em missão de treinamento sobre a península coreana

B-1 dos EUA em missão sobre a península coreana, com caças sul-coreanos e americanos.
Exercício militar ocorre em resposta à retomada das atividades militares ao longo da fronteira com a Coreia do Norte pela Coreia do Sul
Por Ana Raquel |GNEWSUSA

Nesta quarta-feira 5 de junho, um bombardeiro estratégico B-1 dos Estados Unidos participou de uma missão de treinamento sobre a península coreana, juntamente com caças sul-coreanos e americanos. O Ministério da Defesa do Sul informou que o B-1 utilizou uma arma Joint Direct Attack Munition (JDAM) guiada, destinada a destruir bunkers.

O exercício militar ocorre um dia após a Coreia do Sul anunciar a retomada de todas as atividades militares ao longo da fronteira com a Coreia do Norte, suspendendo um pacto militar de 2018. Este pacto tinha como objetivo aliviar a tensão e evitar confrontos militares.

A JDAM foi empregada ao redor da península pela primeira vez em sete anos, em um exercício para demonstrar suas capacidades de ataque de precisão. O dispositivo converte bombas de queda livre não guiadas em munições de precisão, utilizando uma unidade de navegação e controle, conforme explicado pela Força Aérea dos EUA.

O ministério não especificou o local do voo de treinamento, mas destacou que os caças sul-coreanos F-15K que acompanhavam o B-1 realizaram disparos reais nos exercícios. Além disso, participaram jatos Stealth F-35 e F-16 dos EUA e da Coreia do Sul.

A retomada das atividades militares pela Coreia do Sul foi uma resposta ao lançamento de centenas de balões carregando lixo para o Sul pela Coreia do Norte. O governo sul-coreano considerou essa ação uma provocação inaceitável, que levou à suspensão do pacto militar.

Leia mais

Operação contra posse ilegal de armas em Uberaba, Minas Gerais

Mulher morre ao tentar tirar selfie com trem no México

Prefeita de Cotija assassinada a tiros um dia após eleições no México

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*