
Contestação da Romênia resulta em alteração da pontuação e medalha atribuída a Ana Barbosu; EUA planejam apelar.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
Jordan Chiles perdeu a medalha de bronze no solo dos Jogos Olímpicos de Paris após uma polêmica decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (CAS). A disputa começou quando a Federação Romena de Ginástica contestou a pontuação da final, argumentando que o pedido de revisão feito pela equipe americana sobre a nota de Chiles foi apresentado fora do prazo regulamentar de um minuto.
Na disputa original, Ana Barbosu e Sabrina Maneca-Voinea, da Romênia, estavam empatadas em terceiro e quarto lugares, ambas com a pontuação de 13.700, enquanto Chiles estava em quinto com 13.666. Após o pedido de revisão dos Estados Unidos, a nota de Chiles foi ajustada para 13.766, permitindo que ela ultrapassasse as ginastas romenas e conquistasse a medalha de bronze.
No entanto, o CAS aceitou a contestação da Romênia, concluindo que a revisão da nota de Chiles foi solicitada após o prazo estabelecido. Como resultado, a medalha de bronze foi atribuída a Ana Barbosu, mantendo sua pontuação de 13.700.
A equipe americana alega ter provas em vídeo, com registros de data e hora, que demonstram que o pedido de revisão foi feito dentro do prazo permitido. Apesar disso, a USA Gymnastics divulgou uma nota informando que o CAS não reconsiderará sua decisão, conforme suas regras internas.
A USA Gymnastics expressou sua profunda decepção com a decisão e anunciou que buscará todas as possibilidades de apelação, incluindo recorrer ao Tribunal Federal Suíço, para garantir a justa atribuição da medalha a Jordan Chiles.
A nota publicada pela federação americana enfatiza que “a USA Gymnastics foi notificada pela Corte Arbitral do Esporte que suas regras não permitem a reconsideração de uma sentença arbitral, mesmo diante de novas evidências conclusivas”. A Federação de Ginástica dos Estados Unidos não desistirá e continuará lutando pela medalha de bronze para Chiles.
Leia também:
MP-SP investiga 31 perfis fraudulentos que usam fotos de vítimas da tragédia aérea
Cascavel enfrenta luto coletivo após acidente aéreo com 24 vítimas locais
Faça um comentário