
Ex-presidente reafirma sua gratidão à equipe médica que o atendeu em 2018, durante evento em Recife.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
Em um gesto de gratidão, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou sua intenção de leiloar um conjunto de joias, destinando o valor arrecadado à Santa Casa de Juiz de Fora, em Minas Gerais. O anúncio foi feito no último sábado (10), durante um evento realizado em Recife, Pernambuco.
“Vou pegar o conjunto de joias. O conjunto que é meu. Vou leiloar essas joias e doar para a Santa Casa de Juiz de Fora”, declarou Bolsonaro. A Santa Casa foi o hospital responsável pelo atendimento do então candidato à presidência em 2018, após ele ter sofrido um ataque a faca durante a campanha eleitoral.
Apesar de não especificar quais joias seriam leiloadas, o ex-presidente está sob investigação por suposto desvio de R$ 6,8 milhões em bens recebidos em viagens ao exterior durante seu mandato. No entanto, Bolsonaro ressalta que as joias são de sua posse pessoal.
A decisão de Bolsonaro acontece em um contexto de debates sobre presentes recebidos por presidentes da República. Recentemente, o Tribunal de Contas da União (TCU) tomou uma decisão que pode beneficiar o ex-presidente. Na última quarta-feira (7), o TCU concluiu que o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não precisa devolver um relógio de ouro da Cartier recebido em 2005, quando ocupava a presidência. A tese do ministro Jorge Oliveira prevaleceu, defendendo que não há legislação específica que defina critérios para classificar presentes como pessoais ou de direito da União.
A ação de Bolsonaro é vista como um reconhecimento ao tratamento médico que recebeu e reforça seu vínculo com a cidade de Juiz de Fora, onde o episódio que marcou sua campanha de 2018 ocorreu. O leilão das joias ainda não tem data marcada, mas o gesto promete mobilizar apoio e atenção para a instituição de saúde que desempenhou um papel crucial em sua recuperação.
Leia mais
EUA alertam para possíveis ataques do Irã no Oriente Médio
Cascavel enfrenta luto coletivo após acidente aéreo com 24 vítimas locais
Identificação das vítimas do acidente aéreo em São Paulo avança: 17 corpos confirmados até agora
Faça um comentário